Doutor, o que é Anorexia Felina?
A anorexia pode resultar da incapacidade para encontrar comida devido, por exemplo, a ausência do sentido do olfato (secreções nasais ou lesão do nervo olfatório). Alterações ambientais (mesmo que imperceptíveis ao dono) ou mudança de dieta (geralmente para um alimento menos palatável) podem estar na origem da anorexia. A Introdução de novos animais mais agressivos ou competitivos pela comida podem induzir a um estado de medo que impede o animal de se alimentar. A chegada de novos membros na família, como um bebê, também pode afetar negativamente o apetite do gatinho.
Não havendo fatores psicológicos (stress ou alteração alimentar) é importante verificar se o animal mostra interesse pela comida, ou seja, se tenta a ingestão.
Animal com lesões oro nasais (fraturas, tumores, doença dental), retro bulbares (abscesso, tumores), inflamação dos músculos da mastigação ou nervo trigêmeos (que comanda os músculos da mastigação) tentam a preensão do alimento, mas não conseguem degluti-lo ou são incapazes de ingerir quantidades suficientes de alimento.
Animais com doenças sistêmicas recusam o alimento por razões variadas consoante a enfermidade em causa. Assim, febre, dor, náusea, desconforto abdominal, tosse ou mesmo dificuldade respiratória podem justificar a diminuição ou perda de apetite.
O primeiro passo para o tratamento é corrigir a causa subjacente à anorexia.
O animal deve receber suporte hidroeletrolítico e mesmo suporte nutricional se a anorexia se prolonga por alguns dias.
Este suporte varia desde a ingestão forçada à administração de alimento por sondas. A ajuda de fármacos estimulantes do apetite e suplementos vitamínicos pode revelar-se determinante na resolução da anorexia.
Em todo caso procure sempre a ajuda de um veterinário!
Dr. Leandro Neves Camacho - Médico Veterinário (atende em domicílio e com maior facilidade ainda no ABC)
CRMV / SP 16.029
Tel: 11 7686-7337
Nenhum comentário:
Postar um comentário