terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Pra arrancar Óins da geral!

O post de hoje é só para arrancar uns Ains e Oins de vcs e contar uma história de superação e otimismo.

Apresento o Ash, um gatinho paraplégico e lindo que habita o abrigo do Adote um Gatinho. É gostoso e carinhoso que só ele. :)

 Ash e sua fraldinha - ele não segura nem o xixi e nem o cocô, mas nada muda a sua formosura!

O Ash foi encontrado em Julho do ano passado por uma protetora que, por não poder arcar com os custos do tratamento de um gatinho que não se mexia e só miava, acabou deixando o pobrezinho em uma caixinha na portaria do CCZ de São Paulo.

Lá mesmo no CCZ identificaram por raio X que o Ash tinha 3 fraturas na coluna - vértebras T10, 11 e 12. Provavelmente um atropelamento ou quem sabe até uma agressão?!

Ele foi parar no Adote um Gatinho em julho mesmo e, tão logo chegou, já foi encaminhado para cirurgia com um ortopedista de felinos muito fera, o Dr. July.

Foram meses e meses de recuperação em gaiolinha, regime, pq apesar de não andar ele tem bastante apetite e algria de viver, até que o Ash foi para o abrigo, animar a vida da garotada na sala dos filhotes e dar andamento ao seu tratamento de fisioterapia.

Ash, o tiozão da garotada. Todo mundo abusa da pancinha gordinha!

Todo mundo está bem esperançoso, porque ele mexe as patinhas de trás, só não tem firmeza e não sabe andar com elas.

Lindo Ash de olhos azuis tomando um banhinho!

Aqui abaixo vcs podem ver vídeos da fisio do Ash e de como ele tem progredido.

Vídeo do primeiro dia de exercícios do Ash no abrigo.

Vídeo de ontem

Ele é lindo demais e quem sabe um dia será adotado por uma pessoa bem bacana e cheia de amor pra dar, né?

Por enquanto ele continua com o AUG, mas vc pode apadrinhá-lo (ou outro gatinho). É só clicar aqui para ver como. Sem essa ajuda outros Ashs da vida podem não ter tanta sorte, então apadrinhe!

Bjs e boa semana, pessoal!


terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Pílulas

Oi pessoal!

Tudo bem?

Correndo contra o tempo, como sempre, mas abaixo umas pílulas de sabedoria pra gente.

Bjs e boa semana!!!

Pílula 1 - Campanha Peta:

Dave Navarro para Peta - se eu já arrastava um caminhão pra esse moço... <3


Pílula 2 - Saiu a lista atualizada das empresas que não testam em animais - nacionais e internacionais. Clica aqui!


Pílula 3 - Pra matar do coração e ajudar na conscientização, uma continha básica:



Pílula 4 - Pra gastar um dinheirinho, presentear seu bichinho e ainda ajudar ao Adote um Gatinho:



E pra finalizar, Coicoi fez home office com a mamãe na sexta-feira e mandou beijos para todos!!!


quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Cuidados com os Gatos no Verão


Ta fazendo um calor infernal e nossos gatinhos tb sofrem com isso.

O primeiro Papo com o Doutor de 2013 traz dicas e informações importantes para aliviar o impacto desta estação na vida dos nossos amadinhos.

Doutor, quais os principais cuidados que devemos ter com os gatinhos no verão?

O gato tem uma temperatura corporal mais alta que a do humano e normalmente pode chegar a 39,2 graus. Mesmo assim, os bichanos também sentem calor, e quando o dia está quente demais, eles ficam menos ativos e podem até parar de comer, por isso, alguns cuidados são necessários com os gatos na estação mais quente do ano.

- Eu já contei aqui sobre a queda de pressão que o Panqueca teve por conta do calor intenso, mas para quem ainda não leu, vale a pena dar uma olhada nos sintomas. É só clicar aqui.

Os gatos de pelos longos como os persas podem ser tosados para aliviar o calor. É possível fazer somente a tosa no ventre e higiênica, o que já ajuda, ou tosar por igual, o que é melhor no verão.

Suri pelo longo desesperada de calor com a pança grudada no chão geladinho

Suri na versão peluda buscando alívio na janela

Suri na versão tosa completa ainda buscando alívio na janela

Os gatos devem ser incentivados a beberem muita água, pois tem uma tendência a ter problemas renais - 40% dos felinos morrem por insuficiência renal.

Para incentivá-los a beber água, mantenha o pote sempre fresco e limpo. Prefira potes grandes de barro ou vidro, que mantém a temperatura da água mais baixa, e, se puder, também coloque alguma fonte pela casa, pois há gatos que gostam de beber água em movimento (um fiozinho em alguma torneira tb pode ser um convite).

Este é um vídeo dos meus meninos conhecendo a fonte quando liguei pela primeira vez.


O Juquinha logo entendeu o que era, o Panqueca e o Banzé ficaram com medo, mas depois de mais ou menos 2 dias o Panqueca começou a beber na fonte e o Banzé levou mais ou menos uma semana para se aventurar.

Todos os dias o nível de água desce consideravelmente na fonte, ou seja, eles amam e bebem muito dela! Super recomendo!

O modelo é esse aqui – clica!

Quanto a banhos, estes são mais indicados para gatos de pelos longos, por conta dos nós e da dificuldade que o animal pode ter em se limpar sozinho, mas a higienização que eles próprios fazem com a lambedura é suficiente para mantê-los limpinhos, pois eles tem enzimas na língua que fazem remoção de pó e de bactérias. O ideal, no entanto, é que eles sejam escovados uma vez ao dia para remover os pelos que caem e evitar que eles engulam muito pelo ao se lamberem.

 Suri na versão Gata Molhada - ta claramente mto feliz!

Sabemos o quão traumático pode ser o banho para um gato e, com o banho, o gato perde o cheiro que é sua identidade e por isso ele tende a se lamber compulsivamente, para voltar a ter o cheiro de antes. Ou seja, banho é muito mais um capricho do dono, exceto em casos de banhos terapêuticos, indicados por veterinários e com produtos especiais para alguma doença de pele, por exemplo.

No calor, assim como os humanos, gatos também podem comer menos. Para incentivá-lo, mantenha a ração fresca e crocante. Não encha o pote, pois a ração exposta oxida e, sempre que der, ofereça os alimentos úmidos, pois além de muito saborosos para os bichanos eles ajudam a aumentar a ingestão de água.

Lembre-se, respeite sempre a alimentação adequada, levando em conta a idade do animal, peso e alguma restrição que possa ter. Dê apenas ração, pois todas já possuem em suas fórmulas tudo aquilo que eles precisam para serem saudáveis e felizes.

Dr. Leandro Neves Camacho - Médico Veterinário (atende em domicílio e com maior facilidade ainda no ABC)
CRMV / SP 16.029
Tel: 11 97686-7337

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Todo cuidado é pouco

Olá pessoal!
Primeira postagem de 2013 - uhu!!!
Como passaram o final do ano? E os bichinhos, sobreviveram aos fogos?
Força na peruca e que esse ano seja mágico para todos nós!! :)


Hoje vou postar sobre um acontecido bizarro. Daqueles que passam pela cabeça apenas das mamães mais paranóicas (euuuu) e que quando a gente comenta as pessoas acham exagero.

Pois bem, em casa muitas coisas  podem acontecer quando estamos e quando não estamos presentes. Eu sempre acho que todo cuidado é pouco e antes de dormir e de sair eu sempre faço o que chamo de "ronda da segurança", que incluí tirar do caminho deles tudo que possa espetá-los, cortá-los, envenená-los e machucá-los de qualquer forma. Sim, mta gente me chama de paranóica, viu?! E eu sou. Assumida (e até um pouco orgulhosa! rsrs).

A Paula, nossa querida mamãe da Pilar e de vááários gatinhos, aquela menina iluminada do post sobre bebês e gatos (leia aqui, se ainda não leu) enviou um e-mail com o título "Cuidado com Portas". Vcs podem imaginar o conteúdo?

Eu sempre fui altamente imaginativa, daquelas que via a palpebra do olho agarrando na beira da porta do armário da pia do banheiro quando abaixava pra pegar alguma coisa no chão (só pra vcs terem a dimensão - doida, né?). Pois bem, este e-mail já me deixou assustada antes de abrir, com mil imagens mentais.

Eis que a Paula descreveu uma cena de filme de terror. Ela chegou em casa na madrugada do dia 30 e encontrou sangue pela casa toda. Saiu caçando o que tinha acontecido e encontrou o Chandon, o belo da foto abaixo em pânico e sem um pedaço do rabo.


Pois bem, ela pegou o fofo, o toco do rabo que estava preso em uma porta, que deve ter batido com o vento quando o pobrezinho teve a falta de sorte de estar por perto, e correu para o Pet Care, um hospital 24hs que ela disse ser muito bom e que tem unidades no Pacaembu e no Morumbi.

Aqui o que restou do rabo do Chandon

Ela chegou lá com o Chandon e detectaram que o coitadinho não sofreu a amputação imediatamente. Ele ficou preso na porta pelo rabo e puxou, puxou até que conseguisse se soltar - amputando o que parece ser metade ou mais do rabo. :-(

Pela foto abaixo vcs podem ver que os tendões e nervos do rabo foram rasgados e por isso ele perdeu a sensibilidade na região.


Agora o Chandon está melhorando. Está sendo medicado e mantido com um curativo bem fechadinho pra evitar infecção, até que a veterinária dele volte de férias e faça os exames para identificar se a lesão causou perda de sensibilidade pra sempre e se ele vai ter que amputar o que restou do rabo.

O Chandon, que é um gatinho suuuper sofrido na vida (passou por envenenamento, atropelamento, abandono e maus tratos) depois dessa ainda descobriu que está renal.

Não gosto muito de postar fotos aflitivas (essas estão um pouco), mas acho que avisar quanto a este perigo é importantérrimo, porque, como a Paula disse, estamos em época de calor e deixamos tudo aberto em casa e muitas vezes não imaginamos que essas coisas possam acontecer.

Eu tenho pesos de areia para as minhas portas, mas depois do que o Chandon pobrezinho passou, vou correr nas lojas tipo C&C, Leroy, Peg & Faça ou qualquer uma deste gênero atrás dos equipamentos de segurança indicados abaixo:

em EVA, para encaixar na porta conforme foto abaixo.


Esta opção é ainda mais segura, pois trava a porta na parede utilizando as peças abaixo

esta parte fica fixada na parede 

e esta trava na porta

Fica aí então mais um alerta para as mamães de gatinho. Vamos travar nossas portas!

Por favor, torçam mto pelo Chandon. Ele está tristinho depois do acontecido, pode ser por conta da medicação contra infecção, mas ele precisa sarar pq é muuuuuuito amado, cuidado, mimado e querido pela mamãe dele.

Um beijão e até mais!!!