terça-feira, 30 de abril de 2013

Por um mundo com menos gatinhos perdidos...

Todos os dias são inúmeras as postagens em Facebook ou cartazes pelas ruas anunciando gatinhos sumidos e cachorrinhos perdidos.

Sabe o que mais me revolta? É que a maioria destes animais traz no pescoço uma coleirinha.

Coleira não é só enfeite. Coleira é identificação. Pode ser a garantia de que seu animal perdido ou fujão volte para casa.

Mesmo que seu gato não tenha acesso as ruas (não preciso nem dizer que se tem é minimamente obrigatório. Uma prova de amor), um dia, no descuido de alguém, ele pode fugir e, se tiver com seu telefone gravado numa plaquinha, pode ser que seja devolvido imediatamente. Já vi muito disso acontecer. Eu mesma já liguei para donos de animais com identificação.

Vc pode colocar um texto fofo assim ou somente seu nome e telefone na parte de trás e o nome do animal na frente.

Então, por um mundo com menos gatinhos sumidos e cachorrinhos tb, estamos lançando a campanha de conscientização a respeito da real utilidade e necessidade de uma coleira: a identificação do animal.



Vale lembrar que para os gatos existem modelos específicos em elástico, que garantem que, caso ele enganche na boca, como aconteceu com a linda Crystal, da minha amiga Laraue, a coleira se arrebente e o gato não se machuque.

Para conhecer modelos indicados para gatos clique aqui.

Para saber a história da Crystal e da coleira, clique aqui.

Ajudem nessa campanha! Compartilhem a imagem e, se tiverem fotos lindas como esta do seu gatinho ou cachorrinho com coleira sem identificação, mande para avidacomgatos@gmail.com - precisamos de modelos!!!

Beijos e bom "dominguinho" amanhã!


segunda-feira, 29 de abril de 2013

A Vida com Gatos de Lívia Fernanda


Nome: Lívia Fernanda de Oliveira

Idade: 31 anos

Profissão (comente quanto tempo por dia seu gato passa sozinho):
Sou funcionária pública estadual e veterinária nas horas vagas.  Bom, há dois grupos de gatos que eu considero sendo meus: as do meu apartamento (Ágatha e Mabel) e os que ficaram na casa de minha mãe (Brenda, Antonieta e Cris). Os da casa da minha mãe quase não ficam sozinhos, pois sempre tem alguém lá. Já as do meu apartamento ficam pouco tempo sozinhas, já que o meu esposo , Nélio, trabalha de tarde e de noite, enquanto que eu  trabalho de manhã e de tarde. Portanto, Ágatha e Mabel passam apenas a parte da tarde sozinhas se eu não resolvo fazer alguma coisa à noite ou o Nélio pela manhã.

Filhos? Idades? Moram com os Gatos tb? 
Não temos filhos humanos.

Gato (s) (nomes e idades):
Antonieta é a mais velha, apesar  de não precisarmos sua idade, ela chegou até nós aparentando uns 7 a 10 anos em 2006. Portanto, imagino que ela tenha mais de 10 anos. 
Brenda chegou antes da Antonieta, ainda bebê com uns 4 meses, hoje já tem  7 anos.
Ágatha já está com 2 anos.
Mabel com 1 ano e meio. 
Cris é o baby, com 8 meses.

Aqui é a Lívia com a Antonieta


Aqui com a linda da Brenda

Aqui é o marido da Lívia, o Nélio, com a linda Ágatha

e aqui com a foooofa da Mabel

e aqui o bebê Cris, que não quis posar com ninguém!

Desde de quando você tem gato? 
A Mimi foi minha primeira gata, antes de eu nascer ela já estava lá. As últimas fotos nossas juntas era de quando eu tinha 3 anos. Depois que viemos para Goiânia, eu estava com 5 anos quando apareceu o Chanim e  mais tarde, apareceu o Félix. Ficamos alguns anos com esses dois gatos. Infelizmente, não cuidávamos deles como cuidamos dos de hoje. Posse responsável era uma palavra inexistente em meados das décadas de 80 e  90. A Mimi foi castrada, entretanto o veterinário deixou o ovário, fazendo com que ela tivesse constantes cios e ficasse muito tempo sem voltar para casa. O Chanim e o Félix não eram castrados, e sendo machos, viviam em folias de gatos, de onde sempre voltavam magrelos e sujos.  Um após o outro, logo se foram e não voltaram mais...! Após 11 anos sem gatos devido à presença de um casal de fila brasileiro que os detestava, voltamos a tê-los e sinto que minha vida voltou aos eixos.

Comprou, adotou, ganhou ou achou?
A Ágatha foi a única adotada. Peguei do abrigo da Aspaan de Goiânia. Brenda, Antonieta, Mabel e Cris apareceram ou na casa de minha mãe ou pelas redondezas, e decidimos ficar com eles.

Por que Gato?
Eles têm a tríade ideal para uma pessoa tão paradona como eu: silenciosos, limpos e calmos. Também possuem a vantagem de se virarem bem sozinhos, o que me deixa mais tranquila quando saio. Têm personalidade, cheiram bem, fazem-me companhia, não precisa levá-los para passear, são educados e carinhosos, não ficam pedindo comida (às vezes, né), tranquilizam-me e os acho extremamente atraentes fisicamente.

Para você, como é a vida com gatos?
A melhor possível, nem tenho como descrever. Eu costumava ter muitos episódios de depressão e ansiedade, muitas vezes precisando de medicamentos, principalmente na época do vestibular e logo depois de me formar. Hoje não tomo mais nada, é tudo muito feliz, muito calmo. Se eu chego estressada, não é necessário muito esforço, basta pegar uma gata no colo! E parece que elas sabem quando estou precisando e já vêm se oferecer!!

Conte alguma situação curiosa que passou com seu (s) gato(s)?
Eu tive uma gatinha, a Mabi, que faleceu por PIF antes da Mabel  chegar. Um dia, voltando da casa da minha mãe com a gatinha na caixa de transporte, percebi que ela não parava de miar. Era um miado desesperador, achei que tivesse se machucado ou com alguma dor, mas como eu estava no trânsito, eu não podia parar. Pedia para ela ter calma que eu já iria verificar o que estava ocorrendo, enquanto dirigia procurando um lugar para encostar o carro. De repente, do nada, ela parou de miar. Até olhei para ver se estava bem, ela estava me olhando com uma carinha até boa!! Achei que não era nada e resolvi seguir em frente.  Ao chegar em casa, quando tirei-a da caixinha, tive uma surpresa um tanto mal cheirosa: ela havia se urinado toda! A sorte é que sempre coloco uma toalha para evitar os solavancos, o que evitou uma tragédia maior!! Coitada, ela estava apertada para fazer xixi e miou para que eu, sei lá, oferecesse areia, ou a tirasse da caixinha! E a carinha boa que ela me olhou, só podia ter sido alívio!! Fiquei imaginando a tentativa dela para se comunicar comigo, achei muito bonitinho e interessante!

Conte um pouco sobre como são seus gatos e sua relação com eles?
A Brenda é a mais enjoadinha! Ela é extremamente na dela, não é muito de curtir outros gatos e se cansa facilmente de humanos. Mas quando está na dela, aceita um carinho e até ronrona muito!
A Antonieta aprendeu com a Brenda a ser um pouco enjoadinha, mas creio que ela não consegue. Ela é muito mais educada e bastante dorminhoca e sonolenta.  Amassa muito pãozinho quando fazemos carinho nela, mas não gosta de ser pega no colo.
O Cris está na adolescência e já está ficando rebelde! Vive apanhando da Brenda e da Antonieta, mas não se cansa de procurá-las para brincar! Brinca muito com os cachorros, para compensar!
A Ágatha é extremamente carinhosa e adora se esfregar nas pernas das pessoas. Tem o pelo muito macio, gosta demais de carinho e de vez em quando, adora um colo. É um pouco tímida, tem um pouco de medo ao encontrar uma pessoa pela primeira vez e morre de medo do interfone. Odeia faxinas, se escondendo por horas nesses dias!
A Mabel é a mais engraçadinha! Adora brincar com a torneira aberta e é muito adepta a subir nos colos alheios, ronronando por longos períodos quando está sobre eles. Entretanto, é muito calorenta e em dias quentes, passa longe das pessoas e fica muito irritada com qualquer um.
Eu gosto de todos eles de maneira equivalente . Não gosto de ficar muito tempo sem ter contato com meus gatos. Tenho um pouco mais de afinidade com a Brenda, talvez por ela ter sido a primeira gata depois de tanto tempo sem felinos. Mas acho que também tenho um pouco da personalidade dela, essa falta de paciência com outros da minha espécie, essa vontade de me isolar, de ficar na minha, entretanto, sem deixar de manter um contato com aqueles de quem gosto!

Se você pudesse dizer alguma coisa para uma pessoa que não gosta ou tem preconceito contra gatos, o que vc diria?
Faço o contrário, digo para não ter. Tenho medo da reação dessa pessoa, o que viria a fazer com o pobre animal que não desejaria ter. E no fundo, penso que ela está perdendo uma ótima oportunidade de sentir o quão prazeroso é ter um gato. Mas cada um sabe o que quer da vida, e ainda assim, não  é dono dela! Quem sabe um dia um gato aparece para provar o contrário para essa pessoa; talvez  ela encontre um parceiro que ame e tenha gatos; talvez tenha um filho que, depois de adulto, queira ter um gato... Tudo é incerto!


A amiga Lívia tem um blog super legal sobre gatos e tecnologia. Visitem: I/O Gatos




terça-feira, 23 de abril de 2013

Só pra avisar...

Aos amigos que visitam o blog, mas que não curtem a página no Facebook um aviso:

Tem álbum delícia no ar e o melhor: é colaborativo.

Passa lá, veja o tema e manda foto do seu fofo ou da sua fofa, vai!?

Pode ser por inbox na página ou pelo e-mail avidacomgatos@gmail.com

E só pra deixar vcs babando, um click:

Linda, linda Mel.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

A polêmica das Telas em Casas

Telas são importantes, isso ninguém discute, né? Pelo menos ninguém com bom senso e que realmente esteja interessado em zelar pela saúde e proteção do seu gatinho.

Telas são importantes em apartamentos, por conta das alturas, principalmente, porque tb já sabemos que gato não voa e nem sempre cai em pé (não me canso de repetir). Sabemos também que é contra a natureza deles expor os animais a grandes alturas, afinal há um limite para a perfeição dos seus corpos no quesito pulo / queda e, mesmo no primeiro andar, o risco é enorme.

Telas são importantes tanto quanto para casas, sejam elas térras ou sobrados.
Como também sabemos, gatos são selvagens - para viverem em florestas e ambientes condizentes; ou domésticos e esta classificação não poderia ser mais clara - para ficarem dentro dos domicílios.

Nada de gatos transitando em telhados, escalando muros, atravessando ruas, avenidas, visitando vizinhos, arrumando brigas com outros gatos ou cachorros e nem cruzando por aí.

É cruel!? Mais cruel ainda é descobrir que ele morreu atropelado, envenenado, espancado ou que simplesmente se perdeu e agora vai ter que lutar para comer, para beber, para se proteger e para sobreviver.

Apenas para informação, gatos domésticos, bem cuidados e assistidos, podem chegar a 20 e poucos anos. Gatos com acesso às ruas ou gatos de rua têm uma expectativa de vida de 3 anos em média. Ou seja, morrem jovens adultos (fonte: revista Pulo do Gato).

Pois bem, hoje quero mostrar para vcs o exemplo de uma casa sobrado completamente segura para os bichanos.

Muita gente se pergunta: "como vou resolver o meu quintal, que é todo aberto?" e encontram nessa questão um impedimento para fazerem a coisa certa.

O impedimento está na cabeça. As empresas de tela são qualificadas para proporem soluções ideais ao seu ambiente.

Esta á a casa de uma amiga minha, a Denise, que tem 4 gatinhos lindos e tranquilos. Que gozam de uma liberdade vigiada muito feliz!

A empresa que telou a casa dela (e nem foi tão caro assim, mas eles facilitam o pagamento parcelando), é a mesma que telou a minha e vc pode encontrar contatos, valores e opções de empresas clicando aqui.

Seguem as imagens para sua inspiração / referência / indicação:


Entrada da Casa - todas as janelas que dão acesso a áreas externas devem ser teladas, bem como o portão.

 Detalhe do portão telado

Suri e Nina segurinhas, mas livres.

Este é o corredor do portão, também telado.

Quintal telado

Outro ângulo do quintal telado

Janela do segundo andar - telada por conta do acesso e da altura e vista do quintal telado


Protejam seus bebês, indiquem para os amigos e amigas. Insistam que telas são importantérrimas e tenham um óóóótimo final de semana friozinho!
:)



quinta-feira, 4 de abril de 2013

Continuando a postagem sobre Pelagens

Babou na variedade de tipos e cores?!

Ficou doida (o) pra ter um de cada!?

Não passe vontade, a sua chance chegouuuuu!!!

Veja aqui uma lista de sugestões de ADOÇÃO das pelagens mencionadas no post anterior. É só clicar nos nomes e descobrir a fofura!!

Em tempo, hoje é dia do animal de rua (uat!?) e, pra comemorar (uat!?), nada melhor que resgatar um das ruas ou adotar um que já passou por isso....

Só tô dizendo...rsrsrs

Sólidos:

Oi, eu sou a Cléo!

Oi, eu sou o Walter Samuel!

Estes dois lindinhos conheceram a vida das ruas, depois a vida de abrigo, depois a vida boa e merecida de casa própria, mas por falta de sorte voltaram pro abrigo.
É sempre sofrido, especialmente quando eles passam mais de um ano em suas casinhas, mas agora tão aí, lindos e sólidos esperando uma nova chance!

Escamas:

Oi, eu sou a Valery!

Oi, eu sou a Esther! (cof cof, predileção assumida: gorda e muuuuito gostosa de apertar, fora que linda que só!)

Oi, eu sou a linda da Beyoncé e me acho a tal!

Oi, eu sou a linda da Cupcake!

Brancos:

Oi, eu sou o Cal e aproveito a chance pra tecer um comentário: não tem mais nenhum branquinho disponível pra adoção e sabem por quê? Porque toooodo mundo quer branquinho, mas fico indignado e triste que não me queiram tb. To na ONG há mais de ano (e meu irmão cimento negro sólido tb) e só vejo os outros indo e minha vez nunca chega. Só porque eu tenho toda pinta de bravo!? Ah, gente, para com esse mimimi, né? Eu não sou uma fera, não. Tem dias que to bem humorado e deixo até as tias me fazerem carinho.
Claro que dou meu fuzinho básico, afinal eu sou eu, mas se alguém aí tiver a coragem de me adotar, prometo que com o tempo eu paro com essa "brabeza".
Tá lançado o desafio!!!

Tabby:

Oi, eu sou o Nono! (delicioso!)

Oi, eu sou a Isabela e sou tipo, a mais carinhosa. Já fui adotada e devolvida. Fiquei arrasada!

Oi, eu sou o Guerreiro, mas posso tb ser chamado de Milagre, porque levei uma mordida de um cachorro que quase me arrancou a pata. Fiquei muito mals, mas agora to recuperado, a única coisa é que sou um pouquinho manco, mas me disseram que é meu maior charme! Eu acreditei! =ˆ.ˆ=

Oi, eu sou o Mike e não me conformo que, lindo como sou, to há tanto tempo esperando me notarem. As tias disseram que é porque eu sou "comum"e daí todo mundo só quer os raros. Eu continuo me achando lindo e gostoso. Sei que um dia minha vez chega!

Oi, eu sou o Sullivan, irmão do convencido do Mike. Como ele disse, tb to encalhado aqui, mas sonho em ser adotado. Se for com ele então...

Oi, eu sou a Bochechinha - mais ou menos o mesmo caso do Cal, mas me acho muito mais linda. Sou para os fortes e perseverantes, mas amolecerei um dia se me derem chance!

Oi, eu sou o Tortuga extra carinhoso!

Oi, eu sou a Agatha e sou a maior gata que existe! Vc não iria acreditar quando me visse. Tigrona, mas sou um pouco assustada. Quando tem pouca gente no abrigo já ensaio receber carinho. Acho que quando eu tiver a minha casa eu melhoro de vez!

Genéricos de Fumaça e Shaded:

Oi, eu sou o Dumbo!

Oi, eu sou o Samuel!

Oi, eu sou o Pavarotti!

Oi, eu sou a Cleozinha!

Golden:

Oi, eu sou a Viviane!

Particolour (todos os gatos aqui listados fazem parte da turma dos encalhadinhos e merecem muuuuuuuuito que olhem para eles e deem uma chance):

Oi, eu sou Wolverine!

Oi, eu sou o Bombocado! (eu queria ele pra mim. Ele se chamaria Bátima na minha casa!)

Oi, eu sou a Erika!

Oi, eu sou o Marrone!

Oi, eu sou o Farofa e a tia me acha muito engraçadinho porque sou meio "pálido", mas é de natureza. sou super saudável!

Oi, eu sou a Jujuba!

Oi, eu sou a Swane e sou linda e maquiada!

Oi, eu sou o Perseus e meu focinho é lindo!

Oi, eu sou o Lucca e cheguei na ONG pitinico, mas continuo aqui...sou mega animadinho!

Oi, eu sou o Tito e mesmo lindo desse jeito, com esse ar aristocrático, meu cachecol e as minhas cabeçadinhas fofas ainda to aqui...faz teeeempo!

Oi, eu sou o Roger e tenho um toque muito especial: sou banguelo...tchaaaan! Tive um probleminha nos dentes, sofri muito, sentia muita dor e as tias achavam que eu era feral, mas depois que me operaram eu melhorei e agora sou grande, gordo, gostoso e topo carinho, mas ninguém me quer...

Oi, eu sou o Potter. Sou lindo, gordo, gostoso e especial - só para os fortes. Me dá uma chance de amansar na sua casa!? To aqui há tanto tempo...

Oi, eu sou a Cecília. Eu engano que sou escama, mas sou particolour e tenho 3 cores! hihi

Oi, eu sou a Sarah Menezes e as tias não se conformam como eu, com essa formosura, acabei indo parar na turma dos ecalhadinhos...poxa, eu sou particolour tabby de azul, gente! Quer mais rara!?

Oi, eu sou a Pequenina tipo a mais linda!

Oi, eu sou a Cher e de tão linda tem até vídeo meu no site. Quer tomar coragem!?

Colourpoint:

Oi, eu sou a Pantufa e sou linda e muito engraçadinha, eu peço carinho, mas sou adepta de uma pegada mais selvagem. Quando me "canso"começo a dar gritinhos engraçados e a ameaçar morder. Não faço nada disso, mas adooooro botar uma banca. A tia me ama, já me viu voltar dos mortos, deve ser por isso que pegou um carinho especial. Agora to gordinha, peluda e macia, quem me viu, quem me vê, mas acho que porque tenho essa mania "temperamental"ninguém me quer...

Oi, eu sou o Panetone. A tia nem sabe se eu me qualifico como colourpoint, mas como eu sou muito lindo ela quis oferecer! rsrs

Oi, eu sou a Milla. Acredita que mal trataram horrores na rua? Linda desse jeito!?

Oi, eu sou o Ganesh e veio acompanhado de um sólido lindo, o Gohan!

Oi, eu sou o Chocolate e sou tipo delicioso, como diz meu nome (esse foi meu primeiro resgate, junto com a mamãe, irmãozinhos e mais um monte de amiguinhos)!

Oi, eu sou a Gina e sou muuuuuito especial por uma série de motivos. Clica e descobre porquê. Aposto que depois dessa vc me adota!

Oi, eu sou o Justin Bieber e não se deixe assustar pelo motivo pelo qual sou especial. Sou forte, saudável e muuuuuito gostoso!

Oi, eu sou o Juquinha!

Além de todas estas lindezas listadas aqui, vc pode navegar pelo site e conhecer as outras.
Também tem um álbum no nosso Facebook com mais um monte de coisinhas lindas que aguardam um lar. Veja aqui!


terça-feira, 2 de abril de 2013

As Pelagens dos Gatos


Oi pessoal.
Tudo bem?
Vcs já se perguntaram quantos tipos de pelagem existem para gatos e o que determina as cores de cada um?!
Então esse post é para vcs!!!

Primeiro precisamos entender o seguinte: assim como machos e fêmeas, os gatos passam adiante os cromossomos X – que em duplas determinam as fêmeas; e os cromossomos Y – que determinam os machos.
Biologia básica: XX é fêmea, XY é macho.

Pois bem, cada gatinho tb possui um par de genes responsáveis pela cor de sua pelagem, um vindo da mamãe e outro do papai.

O que dá origem as belas tricolores são dois cromossomos X (um do pai e um da mãe) sendo um X acompanhado do amarelo, que é uma pelagem dominante geralmente ligada ao cromossomo Y (por isso a maioria dos loirinhos serem machos), e um X acompanhado do branco, que também é dominante.

Por este motivo, inclusive, um gato macho tricolor é raríssimo, menos de 1% dos animais desta pelagem são meninos e, quando são, tratam-se de uma  anomalia cromossômica já que ele vão ter dois cromossomos X – que naturalmente determinariam o sexo feminino – e um cromossomo Y (XXY). Esta anomalia cromossômica que faz com que um macho seja tricolor também faz com que, via de regra, eles sejam estéreis.

Interessante, não?

Quanto a cores:

1 – Sólidos:
São as cores puras, sem nem um risquinho de tigrinho ou um pelinho de outra cor.
As cores puras são preto e vermelho - ou laranjas e amarelos, como costumamos chamar, mas eu particularmente nunca vi um vermelho sem ser tigrinho...
Das diluições destas cores temos outros padrões sólidos: o azul, que é o preto diluído e o creme, que é o vermelho diluído.
Existem variações raras de gatos sólidos, os chocolate (com diluição – Lilás) e os Cinnamon (com diluição Fawn).

Essa é Glorinha - sólida nega de Dê Sanches

Exemplo de um cinnamon fawn

Um lindo exemplo de Chocolate


2 – Escamas:
99% das vezes são Fêmeas.
São gatinhas de pelos pretos e vermelhos por todo o corpo e podem ser a diluição também, escaminhas de azul com creme, etc.
As escamas são bicolores e não tricolores.

A Beyoncé é escama e pelo longo - toda especial e está para adoção do Adote Um Gatinho!


3- Brancos:
Os brancos não se enquadram nos sólidos, por exemplo, já que sua coloração fica apenas na genética e não se traduz na pelagem. O branco é a ausência de cor.
Muitos dos gatinhos que são completamente brancos hoje, trouxeram uma manchinha na cabeça ao nascerem que mostra exteriormente a sua cor genética, mas esta manchinha tende a desaparecer com o tempo. Ou seja, o seu branquelo pode ser um belo de um pretolindo e vc não sabe!
O branco é dominante sobre todas as outras cores, porque pode mascará-las.
É muito comum os gatos totalmente brancos com olhos azuis serem surdos, mas não é regra.

O lindo Galego - resgatado encardido e hoje lindo e adotado pela sua salvadora, a Bel Borem.


4 – Tabby:
são os gatos listrados, rabiscados ou com algum padrão marcado em cores mais escuras. A maioria tem o M na testa e as patinhas e cauda são bem evidentemente listradas e regulares.
Os Tabby podem ser:

Classic – apresentam duas ou três linhas que acompanham a coluna dorsal nas laterais. É o padrão mais comum, embora  sua determinância seja recessiva.

Mackerel – tigrinhos – listras que circundam o corpo todo – marcação dominante.

Spotted Tabby: pequenas manchas redondas ao longo do corpo, tipo as onças pintadas e os gatos da raça bengal.

Ticked Tabby: Gato pontilhado, quando as manchas não são definidas e se misturam ao longo de todo corpo.

Dois lindos - o Provolone, que é tabby e a pequena Joy, que é particolour com tabby, ambos da Susan Yamamoto.


5 – Fumaça:
São aquelas lindezas que são brancas no recheio e coloridas por fora, ou seja, porção interna dos pelos brancas e externa podendo serem pretos, etc.
Neste padrão tem a variação Shaded e não Shaded. E os Shaded podem ter bebês fumaça, mas os fumaça nunca um gatinho Shaded.
Nesta categoria entram tb os Chinchilas, que possuem olhos verdes ou cobre e 80% da pelagem branca, enquanto que os Fumaça ou Shaded possuem de 40% a 60% de branco.

o Nic é smoke, mas mamãe dele depilou ele todo, porque ele tem pelo longo, e só nos restou essa pança desbotada para conferir, né Mari!? Ah! E o rabinho de leão!

exemplo de um Shaded


6 – Golden:
Raros no mundo todo e pouco se sabe sobre eles, mas basicamente onde os amigos Fumaça, Shaded e Chinchilla possuem a pelagem branca, eles possuem dourada ou alaranjada. Os narizes são laranja de contorno preto e os olhos verdes ou cobre.


exemplo de um Golden


7 – Particolour:
Possuem as cores repartidas por pelos brancos, ou seja, são parte coloridos e parte brancos.
Os gatinhos podem ser particolour de preto e branco, de vermelho e branco, de tigre com branco, escamas com branco e suas diluições.
Nesta turma também entram as escamas com branco, que são denominadas Cálico Intensas, podendo ser bem manchadas e mescladas ou com separações de cores bem definidas.

Ou seja, os Particolours são bicolores ou tricolores.

Lucy, a particolour preta e branca linda da Lari 

O Grafite é Particolour de azul com branco e é da Yumi

O lindo Bóris que tem o vermelho quase sólido. Ele é filho da Larauê e da Hellen

outra delícia particolour petibanca da amiga Nana, o Zé. Apaixonei no gorducho!

essa é a Suzy, particolour tricolor da amiga Alê

a linda Dora da amiga Sylvia.

a linda particolour tabby tricolor da Keka, a Patolinha!

Mais uma Deusa Particolour Tricolor, a Tina Turner, da amiga Tha Seppe.

Amor, é uma gatinha Particolour tricolor com o preto e o vermelho diluídos. Linda e elegante!


8 – Colourpoint:
Sempre possuem olhos azuis e a coloração da sua pelagem aparece nas extremidados, ou seja, caudas, patas, orelhas e focinhos.
O restante do corpo é todo clarinho.
Os colourpoints podem vir associados a todas as outras cores e os mais comuns são os Seal Points - com extremidades pretas; Blue Points – extremidades azuis, os Cream Points – extremidades creme e os lindos e mais famosos Red Points – cm as extremidades vermelhas.
Nesta varidade também é possível encontrar as Escamas que são Seal Tortie Points e Blue Tortie Points – com extremidades mescladas de azul ou preto.

A Doris Day que é pura Red Point e que já esteve neste blog neste link aqui, do Tiago.

A linda Boo é um exemplo de pelagem Seal Point

a linda Ariel é um exemplo de Seal Tortie Point


Outras características recessivas e dominantes:

- Recessivas:
Pequenas manchas brancas no peito e queixo
Clareamento do preto (preto>azul)
Clareamento do chocolate
Clareamento do cinnamon
Bobtail (cauda curta)
Cor sólida (sem tigrado)
Pêlos longos

- Dominantes:
Manchas brancas
Polidactilia (dedos à mais)
Ausência de cauda
Grisalho (ausência de cor na raiz do pêlo)

A cor dos olhos está relacionada as cores dos pelos – colourpoints e algumas raças como siameses e ragdolls possuem, via de regra, olhos azuis.
O restante das pelagens de gatos brancos ou manchados de brancos possuem olhos amarelos, cobre, verdes, azuis e até heterocromia – um olho verde ou amarelo e um azul.

a Dori e a sua heterocromia