segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

E lá vem o Juquinha, lá lá lá lá lá lá láááá

Oi! Eu sou o Juquinha


Neste final de semana encontrei um novo amor. Por enquanto ele se chama Juquinha, porque é o caçula da turma, mas ainda não me convenci com esse nome, então quem tiver sugestões, por favor comente!

Desde segunda-feira passada o Gil me contou que estava ouvindo miadinhos vindos do mato que tem entre a escadaria da rua augusta para a rua avanhandava.

Vc desce um lance de escadas vindo da augusta e dá na radial leste, mais um lance e cai na avanhandava. Quem passou por lá sabe que é um lugar nojento e perigoso. Fica na beira de uma via de trânsito mega rápido (e que tem mtos atropelamentos e acidentes) e à noite o local vira banheirão e sala de reunião de nóias de crack (é hype, benhê! Cola lá!).

 Local do resgate do Juquinha

Eu mesma ouvi o miadinho durante a noite por dois dias seguidos, mas não conseguíamos localizar de onde vinha, pois o mato é espinhento e embaraçado.

Sábado estava saindo cedo e passei por ali com olhos de gavião. Eu tinha que saber de onde vinha e quem era.

Achei uma mini coisa enroladinha tirando uma soneca. O Gil entrou no matinho por um lado e ele correu pro outro, eu entrei no outro e ele correu pro Gil, que se arranhou todo, mas pegou o Juquinha.

Ele estava bravíssimo (por medo, claro, não deve ter sido fácil viver por ali uma semana com tantos carros, buzinas, nóias, sujeira e nenhuma água ou comida adequada). Faz FUUU como ninguém e estava sujinho de fuligem e LOTADO de pulgas que parecem baratas nele, de tão pequenino que é.
Fui pra casa, coloquei ele num transporte forradinho de toalha e com um pratinho de sache de whiskas e fomos pruma vet.

 Juquinha no momento do resgate. Apavorado e imundo.

Ele está com a maior pança de vermes da praça. Tirando isso é pele e ossinhos, mas está comendo bem, bebendo água, sabe usar a caixinha de areia com maestria e agora ta morando temporariamente no meu banheiro (que pra ele é uma mansão) enquanto excluímos FIV e Felv (ele será testado amanhã) e outras bicheiras que podem contaminar o Panqueca e o Banzé.

 Morada temporária do Juquinha

Pra quem pretende sair por aí recolhendo animais em aflição (espero que todo mundo!), existem algumas dicas importantes. Quando peguei o Banzé na praça do Metrô Tiradentes, levei ele num vet meio incompetente e coloquei ele junto do Punk logo na primeira noite. O resultado foi ruim, principalmente pro Punk que nunca tinha ficado doente. O Banzé tinha isóspora e contaminou o Punk. É uma doencinha chata, comumente confundida com a giardia e que castigou meus nenês com um tratamento extenso e intenso de 14 dias.

 Banzé no dia que chegou: pele, osso, machucadinhos e isóspora

Sendo assim, tendo feito um resgate da maneira errada e um como deve ser, seguem umas diquinhas importantes pra resgatar e ser feliz:

- Leve o animal diretamente pro veterinário e exclua as doenças que podem ser diagnosticadas de cara através de um exame visual (mucosas, corpinho, peso, etc);

- Dê um vermífugo adequado ao tamanho e idade do animal e dê um banho, pois ele certamente terá pulgas e outras coisinhas, mas dê um banho com shampoo normal e dois dias depois do vermífugo normalmente vc já pode passar o FRONTLINE SPRAY, que é bastante seguro, mas não passe antes se tiver vermifugado, pois pode intoxicar o animal;

- Teste para FIV e Felv (se for gato), pois se vc já tiver gatos que não possuem o vírus e o novo for positivo, eles nunca poderão ter contato algum – vale ressaltar que não é a coisa mais comum do mundo, mas vale assegurar;

- Colha uma amostra de fezes para exame parasitológico (e de outras coisas que podem ser identificadas nas fezes);

- Mantenha o animal em observação por alguns dias – fique de olho no cocô, principalmente, se estiver mole (é normal ficar mole depois do vermífugo, mas não pode levar mtos dias até endurecer);

- Alimente bem, com comida de boa qualidade e patês pra engordar e dar uma “tunada” na saúde. Vc pode dar o A/D da Hill's (caro, mas bom demais) ou algum outro que for adequado (adulto ou filhote – eu estou dando o sache de filhotes da whiskas por enquanto).
 
Depois disso tudo se o bichinho tiver com tudo em cima, solte em casa e sejam todos felizes!
:)

A adaptação com outros bichinhos pode levar tempo e algumas brigas e agressões, mas acontece com paciência, amor e acompanhamento.

Logo menos analiso o perfil do Juquinha e informo o nome completo. Aguardo sugestões mesmo!
Beijos e até mais.

4 comentários:

  1. ai, essa minha amiga louca dos gatos... só esse ouvido de tuberculoso e esse olho de gavião pra achar o pequeno Juquinha no meio do mato espinhento! que seja muito bem-vindo, cuidado e amado! adorei as dicas! e vou tentar praticar com um gatinho que apareceu aqui na garagem... HOHOHO beijos

    ResponderExcluir
  2. Acho que tem que continuar Juquinha, como nas balas ;D

    ResponderExcluir
  3. Muito boas as dicas, ótimas para orientar (e encorajar) quem for encarar um resgatinho!
    E que fofura nosso novo afilhado!! Ficou muito mansão a acomodação temporária dele. Ê gatinho sortudo!! Que muitos mais tenham essa sorte todos os dias, amém!

    ResponderExcluir