quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Cuidados com os Gatos no Verão


Ta fazendo um calor infernal e nossos gatinhos tb sofrem com isso.

O primeiro Papo com o Doutor de 2013 traz dicas e informações importantes para aliviar o impacto desta estação na vida dos nossos amadinhos.

Doutor, quais os principais cuidados que devemos ter com os gatinhos no verão?

O gato tem uma temperatura corporal mais alta que a do humano e normalmente pode chegar a 39,2 graus. Mesmo assim, os bichanos também sentem calor, e quando o dia está quente demais, eles ficam menos ativos e podem até parar de comer, por isso, alguns cuidados são necessários com os gatos na estação mais quente do ano.

- Eu já contei aqui sobre a queda de pressão que o Panqueca teve por conta do calor intenso, mas para quem ainda não leu, vale a pena dar uma olhada nos sintomas. É só clicar aqui.

Os gatos de pelos longos como os persas podem ser tosados para aliviar o calor. É possível fazer somente a tosa no ventre e higiênica, o que já ajuda, ou tosar por igual, o que é melhor no verão.

Suri pelo longo desesperada de calor com a pança grudada no chão geladinho

Suri na versão peluda buscando alívio na janela

Suri na versão tosa completa ainda buscando alívio na janela

Os gatos devem ser incentivados a beberem muita água, pois tem uma tendência a ter problemas renais - 40% dos felinos morrem por insuficiência renal.

Para incentivá-los a beber água, mantenha o pote sempre fresco e limpo. Prefira potes grandes de barro ou vidro, que mantém a temperatura da água mais baixa, e, se puder, também coloque alguma fonte pela casa, pois há gatos que gostam de beber água em movimento (um fiozinho em alguma torneira tb pode ser um convite).

Este é um vídeo dos meus meninos conhecendo a fonte quando liguei pela primeira vez.


O Juquinha logo entendeu o que era, o Panqueca e o Banzé ficaram com medo, mas depois de mais ou menos 2 dias o Panqueca começou a beber na fonte e o Banzé levou mais ou menos uma semana para se aventurar.

Todos os dias o nível de água desce consideravelmente na fonte, ou seja, eles amam e bebem muito dela! Super recomendo!

O modelo é esse aqui – clica!

Quanto a banhos, estes são mais indicados para gatos de pelos longos, por conta dos nós e da dificuldade que o animal pode ter em se limpar sozinho, mas a higienização que eles próprios fazem com a lambedura é suficiente para mantê-los limpinhos, pois eles tem enzimas na língua que fazem remoção de pó e de bactérias. O ideal, no entanto, é que eles sejam escovados uma vez ao dia para remover os pelos que caem e evitar que eles engulam muito pelo ao se lamberem.

 Suri na versão Gata Molhada - ta claramente mto feliz!

Sabemos o quão traumático pode ser o banho para um gato e, com o banho, o gato perde o cheiro que é sua identidade e por isso ele tende a se lamber compulsivamente, para voltar a ter o cheiro de antes. Ou seja, banho é muito mais um capricho do dono, exceto em casos de banhos terapêuticos, indicados por veterinários e com produtos especiais para alguma doença de pele, por exemplo.

No calor, assim como os humanos, gatos também podem comer menos. Para incentivá-lo, mantenha a ração fresca e crocante. Não encha o pote, pois a ração exposta oxida e, sempre que der, ofereça os alimentos úmidos, pois além de muito saborosos para os bichanos eles ajudam a aumentar a ingestão de água.

Lembre-se, respeite sempre a alimentação adequada, levando em conta a idade do animal, peso e alguma restrição que possa ter. Dê apenas ração, pois todas já possuem em suas fórmulas tudo aquilo que eles precisam para serem saudáveis e felizes.

Dr. Leandro Neves Camacho - Médico Veterinário (atende em domicílio e com maior facilidade ainda no ABC)
CRMV / SP 16.029
Tel: 11 97686-7337

8 comentários:

  1. Amei! Fico mais tranquila de saber que a Nina realmente não precisa tomar banho <3

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Aqui em casa os meninos ficam esparramados (o que dá a impressão de que são o dobro do tamanho normal rs) pra se refrescar um pouco. E olha que eu moro num apê que ventila bastante, mas mesmo assim, o calor anda insuportável. Eu adorei o vídeo dos seus meninos conhecendo a fonte. É tão legal ver como eles inspecionam tudo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Sempre ficamos preocupados com a oferta de água e se estão bem com todo esse calor.
    Gostei muito do vídeo, sabe que o Shake também ganhou uma fonte igual a essa só que ele conseguiu destruir. Vou deixar o link do post em que eu mostro o vídeo.
    http://doisgatinhos.blogspot.com.br/2012/01/shake-e-o-bebedouro-parte-1.html
    Espero que eles aproveitem bastante a fonte.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. De vez em quando ofereço um pouco de leite gelado ao meu gato, mas agora, acho q por causa do calor, ele fica miando querendo leite todo dia! Está comendo mto pouco, e bebendo mto pouca água...só quer saber de leite! Troco a água dele com frequencia e tbm coloco pouca comida, mas ele está um miadeiro! e olha q ele é um gato bastante calado.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Sou marinheira de primeira viagem logo de gêmeos! Segui o que me sugeriram na pet, quando adotei os meus 2 gatinhos e não me arrependo! Hoje sou completamente louca por eles!! <3
    Mas é engraçado mesmo como cada um tem uma personalidade diferente!
    Eu estou passando um perrengue com relação a bebedouro pros gatos. Um deles, é um sapeca com água. Parece que ele gosta muito de brincar com a água. E, claro, a mamãe dele não gosta nem um pouco disso, porque toda hora tem que ficar limpando a bagunça que ele faz.
    Já comprei um bebedouro daqueles que liga na tomada e cai quase como uma cachoeira para que eles sintam que estão bebendo de uma fonte, com água limpa e refrescante o tempo todo. Esse sapeca derruba o pote o tempo todo. E é muita água que tem ali dentro + a bomba ligada corre risco de curto circuito, principalmente porque fico fora de casa o dia inteiro. Resolvi, então, comprar um pote com o fundo emborrachado e com um galão grande de água, que ficaria super pesado, seria impossível ele arrastar aquele negócio pesadíssimo. Ledo engano. Ele conseguiu de novo carregar esse bebedouro para MUITO longe, no meio da sala!
    Não sei mais que tipo de bebedouro posso usar para esse gato sapeca. E nisso, quem sofre é o irmãozinho dele, porque acaba que ele fica sem água também, por conta dessas travessuras do outro gatinho.
    Alguma ideia de como paro esse gato sapeca?!?! Já pensei em comprar um bebedouro que prenda no chão com ventosa, mas só encontrei daqueles que são suspensos, não sei se eles vão se adaptar.

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol Hauser! Não sei se já resolveu seu problema. Aqui em casa passamos por algo semelhante, compramos uma fonte de pedra, fica num cantinho no chão. Pra eles é pesada pra arrastar, pra nós só um pouco. O que não nos impede de tirar pra lavar de vez em quando. Dá certo!

    ResponderExcluir
  7. Oi Carol Hauser! Não sei se já resolveu seu problema. Aqui em casa passamos por algo semelhante, compramos uma fonte de pedra, fica num cantinho no chão. Pra eles é pesada pra arrastar, pra nós só um pouco. O que não nos impede de tirar pra lavar de vez em quando. Dá certo!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Artigo extremamente Relevante !!

    Giordano
    http://www.vidamansa.com
    http://www.puzzle3d.com.br

    ResponderExcluir