segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Primeiros Socorros para Gatos


NOTA IMPORTANTE: 
Eu não sou veterinária. Eu não sei aconselhar todas as pessoas em todas as situações.
Agradeço a sua visita, mas nos comentários tenho recebido mensagens de pessoas pedindo orientação para gatos em situações gravíssimas, enquanto estes gatos deveriam ser levados imediatamente ao veterinário / hospital veterinário.
Este post tem como objetivo ajudar nos primeiros socorros, mas diagnosticar e tratar adequadamente é algo que apenas um veterinário, olhando pessoalmente para o gatinho, pode fazer.
Por favor, se seu gato está furado, sangrando, inchado, não come, está sem movimento em uma pata ou qualquer coisa que não seja o normal de um gatinho saudável, CORRA COM ELE PARA O VETERINÁRIO E NÃO PARA O GOOGLE!
Enquanto vc se preocupa com o dinheiro, perde tempo na internet, ele está em sofrimento, definhando e morrendo diante de você.
Falta de dinheiro não é justificativa para deixar o seu animalzinho em sofrimento. Existem hospitais veterniários de baixo custo e até gratuitos, então ao invés de dar google em como tratar, sugiro dar google na seguinte expressão: ATENDIMENTO VETERINÁRIO DE BAIXO CUSTO EM ___________ (INSIRA O NOME DA SUA CIDADE, POR EXEMPLO - ATENDIMENTO VETERINÁRIO DE BAIXO CUSTO EM SÃO PAULO).
Aqui vai um link interessante, de outros milhares disponíveis na internet:
Agenda Pet - atendimento veterinário de baixo custo.
Agora se quiser, leia abaixo o post com dicas de primeiros socorros e não tratamentos para qualquer caso.

Gente, este vai ser o Papo com o Doutor mais top de todos os tempos, certeza!

Não que os outros não tenham sido, mas acho que este pode virar um guideline pra gente, já que o assunto é pertinente e importantíssimo: primeiros socorros.

Aqui vai a razão pela qual me atentei a necessidade deste Papo:



Panqueca no colo do seu papiherói, o Gil!

Eram mais ou menos 23hs, Panqueca estava comendo na cozinha e daqui a pouco eu ouço um som estranho. Corri pra ver o que era e ele estava engasgado. Estava super agitado, fazendo aquele movimento de quem vai vomitar e babando muito, mas nada de desengasgar.
Eu tentei massagear a gargantinha dele, dar uns tapinhas de leve nas costinhas e gritei pelo socorro do Gil.
Quando o Gil chegou na cozinha, entreguei o Punk nas mãos dele e disparei “bate nas costas, vira de cabeça pra baixo, enfia o dedo na garganta, dá um Google, faz alguma coisa...” e eu, em meio a tantas sugestões batutas, andava com as pernas bambas de um lado pro outro no corredor, segurando o celular e com uma linha de pensamento que era mais ou menos assim: “liga....drabiacrissantosjulianayumidramarciadrleandroaimeudeussocorro...”. resultado: conseguir me conectar ao facebook e ligar na pizzaria.
Graças a Deus o Gil salvou a pátria enfiando o dedão na garganta dele e empurrando um pedaço de ração seca que estava colada na parede da gargantinha dele.

Passado o susto, pensei na hora: “eu não sei prestar primeiros socorros aos meus gatos...” e daí o segundo pensamento foi: “eu e todas as pessoas que tem gatos precisam saber!!!”.

Foi por este motivo que o nosso querido Dr. Leandro escreveu este artigo tão completo, mas para deixar as explicações ainda mais práticas, pedi a colaboração de uma amiga de AUG que fez os cursos de Primeiros Socorros e Auxiliar de Veterinária no CETAC, a Yumi Hirai.

Então aproveitem o conteúdo deste Papo a 4 mãos e previnam-se, porque engasgar, se fraturar, se cortar...qualquer gatinho pode, independente dos nossos cuidados.

Bjs

Doutor Leandro e Yumi, quais os maiores riscos em casa e como prestar os primeiros socorros aos nossos gatinhos?

O seu gatinho caiu e se machucou? Foi agredido ou atropelado? Foi atacado por outros animais? Sofreu algum tipo de intoxicação ou queimadura?

Primeiro de tudo, tenha sempre em casa o telefone do veterinário num local de fácil acesso para outras pessoas pegarem pra você. Uma opção é a porta da geladeira.

Tenha também o contato de um pronto-socorro 24 horas para outras emergências.

Antes de qualquer coisa, é preciso identificar se os sintomas que o gatinho está apresentando são um caso de emergência ou urgência. Para isso, vamos entender a diferença entre eles?

Emergência: São situações que requerem atendimento imediato, já que o animal corre risco de vida. São casos como atropelamento, envenenamento, afogamento, hemorragia, parada cardíaca ou respiratória e inalação de fumaça de incêndio.

Urgência: São situações de menor gravidade, que não requerem atendimento imediato, mas o dono deve recorrer ao veterinário o mais rápido possível para que o problema não se agrave e seja diagnosticado corretamente. São casos como vômitos, diarreia, ausência de urina por mais de 24 horas, convulsão, entre outros.

Kit primeiros socorros:




Assim como devemos ter uma caixa de primeiros socorros para a nossa família humana, também devemos ter uma para os primeiros socorros dos nossos gatinhos. Esta caixinha deve ter (todos os itens são links para os produtos citados, então em caso de dúvida é só clicar):

- Tesoura: para cortar a faixa, gaze ou pêlos em volta de uma ferida;

- Loção anti-séptica: para limpeza de feridas, abrasões e pequenas queimaduras;

- Gaze: para limpar, tampar e forrar ferimentos;

Solução fisiológica: para lavagens de ferimentos;

- Toalhinhas de álcool: para limpar a tesoura, pinça e mãos. (Não use em feridas);

- Luvas: para proteger as mãos e prevenir contaminação;

- Faixa de gaze: para cobrir e proteger áreas feridas;


- Pinça: para remover delicadamente objetos da pele e patas (desde que não sejam objetos fincados e que podem causar hemorragia uma vez retirados);

- Vetrap: é uma bandagem flexiva usada para cobrir ferimentos ou estabilizar fraturas (Junto com uma tala). Adere em si mesma, não necessitando de fita adesiva.  Aqui deve-se ter cuidado para não cobrir com força e prender a circulação do gatinho (acho que este material vc precisa ver se consegue comprar no consultório do seu veterinário, porque não encontrei nas maiores pets);

- Colar cervical: para o gatinho não coçar ou lamber o local ferido;

- Mercepton oral: um antitóxico para casos de envenenamento e intoxicações causadas pela ingestão de alimentos deteriorados, plantas tóxicas e medicamentos (20 a 30 gotas via oral – vide bula).

Prestando os Primeiros Socorros:

Em caso de:

- Estado de choque – pode ser ocasionado por de ferimentos graves, por exemplo. O gato fica quase imóvel, temperatura baixa, pulsação fraca e respiração leve.
Cubra-o e mantenha-o aquecido até chegar ao veterinário.

- Hemorragias / Sangramentos se estiver sangrando muito externamente, aplique uma bandagem e faça pressão até chegar ao veterinário. Se a gengiva estiver branca ou cinza, ele deve estar sangrando internamente. Os cortes devem ser examinados pelo veterinário, para saber se precisam de sutura ou não.
Corra para o veterinário 24hs, mas antes veja as dicas práticas da Yumi: contenha o sangramento enrolando fortemente a região atingida com filme plástico de cozinha (tipo magipack mesmo). Vc pode fazer compressas de gelo para diminuir o sangramento.

- Mordidas  Se seu gato apareceu com sinais de brigas e mordidas, limpe com gaze e anti-séptico na hora. Leve-o ao veterinário para que as feridas sejam tratadas - os ferimentos de brigas estão sempre infectados, necessitando de tratamento adequado.
As mordidas podem causar grandes lacerações e até eviscerações, que é a exposição dos órgãos internos ao meio externo, para isso a Yumi tem uma dica (e que serve para gatinhos com Prolapso do Reto):
em caso de prolapso de reto, exposição de órgãos internos ou lacerações, é importante manter os tecidos hidratados, para que não ocorra a necrose, assim, envolva o órgão numa toalha úmida e vá até até o hospital veterinário 24hs mais próximo.

- Insolação ou pressão baixa leve-o para um lugar fresco e lhe dê água fresca. (pra entender os sintomas que podem demonstrar a pressão baixa, clique aqui!)

- Fraturas coloque uma tala e enfaixe. A tala evita que a fratura cause maiores danos aos tecidos moles e vasos, diminuindo a dor também. Gatos, que são escaladores, requerem cuidado com janelas e objetos de vidro colocados sobre os móveis da casa.

- Queimaduras se há fogo, antes de mais nada, abafe as chamas com o auxílio de um cobertor e depois vá checar o animal para queimaduras.
Se ele estiver queimado, o que fazer? Coloque compressas frias no local queimado. Jamais aplique pomadas ou pasta de dente na queimadura e encaminhe o animal rapidamente para o veterinário, com uma toalha molhada no local da queimadura. É importante que o dono não tente remover a pele queimada.

- Choque elétrico choques elétricos são comuns, principalmente em época de natal, por conta das luzes que enfeitam as casas.
Em caso de choque, não toque no animal para não levar um choque também. Se possível, tire o fio da tomada ou utilize uma vassoura de madeira para afastar o animal do local do choque. Não dê nenhum medicamento ao gato e o encaminhe a um veterinário 24hs.

- Intoxicação por plantas -  A ingestão de algumas espécies de plantas pode causar irritação na mucosa do gato. Quando ocorrem acidentes como esse, o dono não deve provocar o vômito no animal. Caso esteja salivando, a orientação é lavar a boca do animal com água corrente. Ao levar seu pet para o veterinário, não se esqueça de levar a planta que causou irritação para facilitar o diagnóstico.

- Intoxicação ou ferimento por agentes químicoslesões por produtos de limpeza que caem sobre o animal podem causar queimaduras. Lave o local com água corrente fria por cinco minutos. Se o produto cair no olho do animal, lave com água corrente e solução fisiológica. Produtos em pó devem ser protegidos dos olhos, focinho e boca do animal, e a maior parte possível do produto deve ser retirada pelo dono com um pano. Pra agentes em pó, não molhe a boca do animal para evitar a absorção do produto. Seja qual for o fator da intoxicação, leve o animal a um pronto socorro 24hs.
Algumas intoxicações podem ser tão graves que chegam a causar Parada Cardíaca no animal. Caso isso aconteça, a Yumi ensina a fazer as manobras de ressuscitação:
posicione o gato em decúbito lateral (de lado). Faça a massagem cardíaca pressionando com seus dedos (igual a ressucitação em bebês) a região em que o cotovelo do animal encosta em seu tórax (local do coração). Faça dois movimentos por segundo - o ritmo é mais rápido que em humanos -  até chegar ao veterinário mais próximo.

- Intoxicação por Medicamentos Em casos de ingestão de qualquer tipo de medicamento, dê 20 ou 30 gotas de Mercepton via oral e leve ao veterinário o mais rápido possível, junto com a caixa do produto.

- Picada de inseto Em caso de picada de inseto, o local deve receber compressa fria e com gelo para diminuir a absorção do veneno do inseto. É importante não dar medicamento, nem tentar arrancar o ferrão. O animal deve ser levado ao veterinário.

- Asfixia ou Engasgos  caso não haja respiração ou ela esteja muito irregular, abra a boca do animal e tente retirar qualquer coisa estranha que estiver obstruindo a respiração, vc pode usar uma pinça para isso. A obstrução pode ser desde um grão de ração ou algum objeto, até sangue e vômito.
Dica prática da Yumi:
se objeto não estiver visível ou se vc não conseguir retirá-lo, dê um tapa seco nas costas do gato (na região das omoplatas), tentando fazer com que o objeto saia; vc pode também segurá-lo pelas patas de cabeça para baixo e sacudi-lo; se não funcionar tb, faça a manobra de Heimlich para tentar expulsar o objeto: apoie as costas do animal em seu peito, deixando-o a cabeça dele voltada para cima, posicione suas duas mãos fechadas logo abaixo das costelas do seu gatinho e faça um movimento brusco para dentro e para cima;
se nada disso funcionar, faça a respiração boca focinho: segure a boca do gato e mantenha-a fechada enquanto vc coloca a suca boca cobrindo o nariz (focinho) e assopra. faça cerca de 15 a 20 sopradas por minuto. Se tiver, vc pode utilizar também o ambu (aquele balão inflável utilizado em emergencias médicas), esse é ótimo equipamento para ter em casa.

- Afogamentossegure seu gato pelas patas traseiras, posicionando-o de cabeça para baixo, e sacuda-o bem, para tirar a água dos pulmões; se o animal ainda não respirar, faça a respiração boca focinho ou utilize um ambu para fazer a respiração artificial até chegar ao veterinário mais próximo.

- Perfurações -  em caso de objeto perfurando o gatinho (flechas, lanças, etc), JAMAIS tente retirar o objeto em casa, pois isso pode desencadear uma hemorragia. O correto é ir até o hospital veterinário mais próximo, que poderá retirar o objeto adequadamente e estancar uma possível hemorragia ou encaminhar o animal para a cirurgia necessária.


Bem, acho que depois de todas estas dicas estamos um pouco mais preparadas para lidar com estas situações que, tomara Deus, nunca (mais) aconteçam com a gente!

Não se esqueçam de que quem sabe mesmo é sempre o veterinário então, mesmo que vc realize lindamente as manobras aqui ensinadas, não deixe de ir ao doutor pra que ele possa assistir ao seu gatinho da maneira correta, ok?

ps* não me responsabilizo por manobras mal realizadas, mal interpretadas, mal aplicadas, etc. O objetivo deste post é fornecer recursos apenas. Assim como os que precisei quando Punk engasgou!

é isso aí, mamãe, aprende umas técnicas pra cuidar da gente enquanto a gente dorme tranquilo!


175 comentários:

  1. May, ótimo post!
    A gente nunca espera o pior, mas, se uma situação complicada aparecer, é importante saber o que fazer.
    Post muito pertinente.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Que susto, May! Ainda bem que Punk ficou bem. Eu também não saberia o que fazer nessas situações (a não ser gritar), então o post me ajudou bastante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Coitadinho do Panqueca, ainda bem que o papiherói o salvou! Já aconteceu a mesma coisa com a minha cachorrinha Luna, ela se engasgou com um pedaço de osso, não conseguia tirar da boca e quando eu vi já estava sangrando só que eu não tive coragem de fazer nada e chamei o meu marido que logo tirou o osso da boca dela. É importante saber o que fazer mas também tem que ter sangue frio nas situações difíceis.
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  4. Que post incrível!!! Nunca tive emergências assim... Graças! Adorei a dica da caixinha de remédios! Un beso

    ResponderExcluir
  5. Oi gostaria de fazer uma pergunta. Como fazer quando o gato esta com pelos no estomago ao na garganta e não consegue comer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thereza Cristina, tudo bem?
      Desculpe, nunca ouvi falar de gato que não consegue comer porque tem bola de pelo no estômago ou garganta.
      Melhor vc levar o seu gato ao veterinário. Eles param de comer por doenças, dores, stress. Tem que investigar a causa, que eu duvido ser bola de pelo entalada.
      Bjs

      Excluir
    2. quando o gato tá andado o tempo inteiro de cabeça baixa é uma fratura no pescoço ou depressão?

      é que meu gato está assim e estou muito preocupada com ele

      (aviso: minha mãe não tem muito dinheiro pagar raio-X)

      Excluir
    3. Olá. Espero que seu gato tenha melhorado ou que vc tenha levado ele ao veterinário.
      Raio X para gatos são bem baratinhos. Falta de dinheiro não é justificativa para deixar seu animal em sofrimento. Quem ama cuida e encontra um jeito para isso!

      Excluir
  6. Minha gatinha está com a barriguinha inchada, ela nunca ficou assim, mais hoje ela comeu mais que o normal e logo após a barriga inchou... Posso dá compressa com agua morna na barriguinha dela (Ela tem 2 meses e ainda toma leite )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gatos só devem ser alimentados pelo leite da mãe (ou, se forem recém nascidos e não tiverem a mãe, devem receber na mamadeira o leite certo para gatos). se sua gata tem dois meses ela não deve tomar leite nenhum. o leite de vaca provoca diarréias, então a barriga inchada deve ser justamente por conta disto. algum tipo de desarranjo.

      Excluir
    2. Vc pode tentar dar agua de coco, junto com o leit d vaca, funcionou quando o meu filhote estava com diarreia...Boa sorte

      Excluir
  7. Olá!

    Estou desesperada! Meu gatinho apareceu com um machucado perto do rabo, eu fiz todos os primeiros socorros mais ele está piorando, não está conseguindo mexer as patas traseiras, estou desesperada, o que pode ser? O que faço?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flor o melhor a fazer é levar a um veterinário e rápido, antes que ele piore ..

      Excluir
    2. Ola Ellen Cristina,
      Desculpe a demora no retorno. Como está seu gatinho?
      Sabe, em casos assim, não adianta querer tratar em casa. Como o post diz, são dicas de PRIMEIROS socorros, mas cuidar mesmo só um veterinário.
      Nunca deixe de levar seu gatinho ao médico quando ele se encontrar ferido assim.
      Nos dê notícias, se possível.
      Obrigada

      Excluir
  8. Meu gatinho morreu a 3 meses, todas as noites eu choro pq ele era meu melhor amigo ( até melhor que minhas amigas humanas ), como eu costumo ficar em casa, ele quem deitava comigo, comia comigo, dormia comigo, via TV comigo, tipo um boneco, levava ele pro lado e pro outro, agr eu não quero mais sofrer com isso só que minha vida sem animais iria ser insuportável, então quero alguma dica, não para esquecer ele, mas pra suportar o "adeus"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yuki,
      Que situação difícil. :(
      Acho que não tenho dica melhor que adote outro gatinho.
      Ele nunca será substituído, porque cada gatinho tem a sua personalidade e seu jeitinho especial. O vazio fica por um tempão e acho mesmo que ele nunca será preenchido exatamente, porque a saudade deste gatinho em especial vai ser pra sempre, mas eu acho que as pessoas que possuem tanto amor assim, devem direcionar sempre este amor para outro animalzinho que ainda não tenha a sorte de ser amado.
      Fique bem.
      Um beijo.

      Excluir
  9. Meu gatinho foi mordido por um cão, o gatinho é ainda muito pequeno e precisa de cuidados ele está com um dos olhos saltados e segou daquele olho e está com muitoo sangue pelo fucinho, hoje é domingo nao tem nenhum veterinario aberto, não sei oq fazer, não sei qual o remedio dar para amenizar a dor por favor me ajudemmpor favor !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa, tudo bem?
      Olha, sempre tem veterinário aberto de domingo. São os hospitais 24hs para atendimento de emergência.
      Em qual cidade vc está? Talvez em cidades pequenas não existam muitas opções, mas se for uma cidade maiorzinha vc acha!
      Como ficou seu gatinho?
      Nos mande notícias.
      Boa sorte.

      Excluir
  10. Encontrei meu gatinho na rua, ele é bem novinho não come, não bebe água direito e de jeito nenhum toma leite, fui no veterinário e me aconselhou a dar soro caseiro, estou começando hoje.Ele não fica em pé vive se rastejando, os miados dele são altos, estou muito preocupada não sei oque fazer.Por favor me ajude, bate uma tristeza enorme em pensar que pode ser grave e perder meu gatinho. Bjs obg!

    ResponderExcluir
  11. Minha gata ta muito quieta, ela nao quer comer e quando fica em pé a barriga dela parece estar muito baixa. Estou muito preocupado será que é grave?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, provavelmente.
      quando gatos param de comer e ficam quietos, não pode significar nada além de que estão doentes.
      a barriga inchada pode ser piometra, uma doença que acomete todas as fêmeas que não são castradas num determinado momento da vida delas.
      quem ama, castra.

      Excluir
  12. Minha gatinha foi atropelada e agora anda rastejando o que devo fazer,poderia me dar alguma orientação?
    Ela reclama o tempo todo de tanta dor não sei o que fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. levar ao veterinário é normalmente o que se faz com um animal atropelado.
      não entendo como vc pode olhar para a sua gata atropelada e ainda vir procurar na internet o que fazer quando é óbvio que ela precisa ir ao médico.
      quando seres humanos são atropelados as pessoas não consultam o google, consultam?

      Excluir
    2. mas nao tem sus pra gato né der e eu nao tenho grana melhor pesquisa no google doque nao fzer nada

      Excluir
  13. Minha gata esta mt estranha. Eu brinco com ela e ela finge que nao vê :/ fora que a barriga dela ta bem baixa. Nem comer ela quer :( to mt preocupada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sua gata já foi castrada?
      existe uma doença gravíssima que acontece em todas as gatas não castradas que se chama Piometra e infelizmente quando a pessoa percebe a gata já está quase morrendo de infecção.

      Excluir
  14. Olá, tudo bem? Adorei o seu blog. A matéria sobre primeiros socorros é excelente. Amo gatos. Tenho sete, todos tirados da rua. Estou fazendo um curso de Auxiliar de Veterinária por causa deles. Tenho um gatinho (Uly) idêntico ao panqueca até com a manchinha branca parecem irmãos e um (o Tigrinho) parecido com o Tony, só que com a barriga creme. Continue postando, as matérias são ótimas.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia!!A minha gata Angora desde sabado nao esta miando esta acuada e quieta,normalmente e agitada e brincalhona,esta como se estivesse engasgada,fica fazendo como se fosse vomitar nao sei se e bola de pelo ou se ela comeu alguma coisa que a fez mal,nao esta comendo. Ontem a noite dei leite, mas tive que forçar ela . O que ela tem? Por favor me responda logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. somente um veterinário pode te dar uma resposta depois de examinar a sua gata.

      Excluir
  16. Olá. Muito interessante seu blog.
    Eu tenho 2, ou melhor, tinha porque minha gatinha morreu há uma semana atrás. Ela estava ótima e recuperada após a cirurgia de castração, um mês e meio atrás. Ficou bem fraca e quieta nessa altura. Ela estava grávida de 15 dias e foi tudo retirado. Na altura cheguei a temer pela vida dela, mas a pouco e pouco foi comendo cada vez mais, começou a engordar e voltou ao normal dela. nos últimos dias estava muito carente e queria mimo a toda a hora. Miava muito mas calava-se quando tinha a nossa atenção e conseguia ficar grudada em mim. Um dia ela estava normal e de repente começou a ficar totalmente imóvel, não reagia á nossa presença nem ao nosso chamado. Movimentar-e só se segurasse ela no colo e a colocasse em outro lugar, mas logo se aninhava e ficava parada a olhar o vazio. Vomitou tudo o que tinha comido (ração habitual) e fez fezes aparentemente normais. Não quis comer mais nada nem sequer beber água. Forçamos algumas gotas de água. Ficou assim de meio da tarde para a noite. Quando fomos dormir ela tentou sair do ninho algumas vezes mas caía no chão, sem conseguir ficar em pé. Voltei a colocá-la no ninho dormiu a maior parte do tempo. De madrugada ficou inquieta, saiu do ninho mas não ficava em pé e rebolava sobre as costas de um lado para o outro. Ai fiquei mesmo muito preocupada e tentei ligar para a veterinária, sem sucesso. Quando pegavamos nela pela barriga ela miava, parecendo ter dores. Enquanto nos preparavamos para sair para o veterinário ela foi ficando pior, os olhos vidrados, a respiração ofegante, deitada sem mexer.... até que a respiração parou..... não chegamos nem a sair de casa. Ela morreu em menos de 16 horas desde que começou com sintomas. Estou muito triste e querendo entender o que ela teve. Alguma ideia? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Xana.
      Talvez uma hemorragia? :(
      Ela pode ter caído, batido a barriguinha sem vc saber. Ela tinha acesso às ruas? Pode ter sido envenenada ou mal tratada...
      Que triste. Gato seguro e saudável é gato em casa!

      Excluir
  17. Boa noite, May!
    Tenho um gato , já grande , mais ou menos um 2 anos, ele apareceu com um ferimento infectado no rabo, cuidei , acabou sarando, mas, agora ele tem ferimento ao redor da boquinha , como ele estava babando muito , dei o mercepton 30 gotinhas, depois que fui observar que a secreção da boca era purulenta tb, estou higienizando somente com Soro Fisiológico,o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  18. Hoje meu gato faleceu. Ele estava brincando e correndo com a irmãzinha, como sempre, e bateu a cabeça na perna da mesa da sala de jantar. Ele parou olhando com os olhos esbugalhados, mas como se não tivesse enxergando. Caiu no chão e teve uma convulsão. Corri, peguei a caixinha de transporte e levei imediatamente ao veterinário, que fica a 5 minutos de carro de casa. Ele ainda respirou um pouquinho mas depois faleceu. O veterinário disse que ele deve ter batido a cabeça ou tórax de maneira muito forte o que causou uma parada cardio-respiratória. Não me conformo com isso. Como eu não pude salvá-lo? Num minuto ele estava brincando e no outro morrendo... Não me conformo. Ele era nossa vida aqui em casa, sempre brincando, nosso companheiro de trabalho (ele pulava na minha mesa no escritório e ficava fazendo graça), nosso amigo, nosso amor. Ainda hoje levantou pela manhã e foi na minha cama dormir sobre as minhas pernas. Não consigo me conformar porque eu não consegui salvá-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Triste, Miriam. Acidentes acontecem. Ao menos vc agiu da maneira correta e correu com ele para o veterinário.
      :(

      Excluir
  19. POR FAVOR URGENTE! meu gato sumiu mas agr apareceu com uma ferida horrivel no ouvido suspeito que está infecsionada e tem larvas de mosca,tentei tirar algumas com a pinsa e ele reagiu normalmente no começo mais depois me arranhou e quando eu vi que ele ia fugir passei um splay(tomando cuidado pra nao pegar nos olhos nem dentro do ouvido) ai ele teve uma reaçao mt estranha:começou a babar e miar escandalozamente,ele fugiu,nao sei oque fazer pois meus pais encontram-se ausentes e nao tenho dinheiro pra leva-lo ao veterinario,por favor alguem me ajuda é urgente.Eu amo meu gato nao quero que ele morra :( :\ por favor me ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leve seu gato a um veterinário.

      Excluir
    2. Meus gatos já tiveram larvas e o vet indicou um comprimido de capstar por 2 dias, deu certo

      Excluir
  20. Meu gatinho está mancando quando anda,mas ainda sim salta para cima da cama,eu sinto que ele ente umas pontadas de dor,mas consegue sentar e apoiar as patinhas no chão,não ousa desce as escadas. Não sei o que pode ser,estou sem dinheiro pro veterinário e ele não atende mais nas residências e nem espera pra escutar o problema do animal,se vê que não tem dinheiro que logo ignora,eu gostaria de saber se um gato pode pular errado e ficar com uma dor dessas,mesmo sem aparentar ser grave,assim como aconteceu comigo que dei um mal passo e fiquei com dor nos pé por alguns dias,mas depois sarou sozinho. Ah e tem o fato do meu gato já ter 13 anos e mesmo assim muito ativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha gata está exatamente assim, ela tem 10 anos, não sei o que fazer

      Excluir
  21. minha gata teve 5 filhotes mas sua barriga continua inchada hoje ela nao levantou e nem comeu oq faço?

    ResponderExcluir
  22. Minha gata teve tres filhotes e um deles ficou com uma linha presa na pata por um tempo (nao vi antes pois ela teve os filhotes de baixo da minha cama ) e essa pata esta roxa e enchada nao sei oq faço alguem pode me responder o mais rapido possivel por favor !!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza prendeu a circulação e necrozou a para. Leve ao veterinário urgente

      Excluir
  23. Meu gato caiu último andar do prédio e agora só tem os movimento da frente às patas de traz o rabo até menos pra fazê as nessecidades ele não consegui alguém pode me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, Diogo. a ajuda é colocar telas nas suas janelas.
      Gato não voa e nem sempre cai em pé. Ele poderia ter morrido, mas ao invés disso ficou paraplégico por irresponsabilidade sua, infelizmente.
      a única dica que posso dar é TELAS NAS JANELAS. existem diversos posts sobre isso neste blog.

      Excluir
    2. Leve ao veterinário para ele te auxiliar como cuidar de um gatinho paraplégico pois até pra fazer as necessidades ele precisa de ajuda com massagens, óleo mineral para amolecer as fezes e fisioterapia

      Excluir
  24. Boa noite, estou precisando de uma ajuda, minha gata encontra-se internada, por se encontrar com feridas na barriga, sem explicações, nem a veterinária ainda sabe o que é, já tentamos vários tratamentos com antibióticos, antiflamatorios em comprimidos e injetáveis, mais até o momento sem nenhuma melhora. As feridas encontrasse em toda barriga, com secreções, um inchaço e no momento está roxo. Preciso muito de uma ajuda, pois já não sei o que fazer, não conheço nem relato parecido. Tenho fotos, gostaria de compartilhar com vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diogo, leve sua gata para um especialista em felinos. Em São Paulo vc pode encontrar as clínicas Vetmasters, na Av. Pacaembu e Gatto, na Vereador José Diniz.

      Excluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Meu gatinho de 6 meses caiu de uma altura de mais ou menos 4 metros. Ele está mancando. Posso dar um analgésico para tirar dor???

    ResponderExcluir
  29. por favor alguem me ajude estou com um gatinho de apenas uns 15 dias o leite da mae dele acabou empedrando o que devo fazer nao quero q ele morra me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  30. por favor alguem me ajude estou com um gatinho de apenas uns 15 dias o leite da mae dele acabou empedrando o que devo fazer nao quero q ele morra me ajudem por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. compressas quentes nas tetinhas, massagem e forçar o filhote a mamar, caso não dê certo, leve imediatamente ao veterinário, compre leite (pet milk ou no máximo algo para recem nascidos no supermercado) e mamadeira ou seringa ou conta gotas.Mas o atendimento veterinário é importante para a mãe porque leite empedrado dói muito e pode ocasionar uma inflamação.

      Excluir
  31. Estive lendo os comentários deste post e estou horrorizada! nada substitui o conhecimento de um médico veterinário! Por favor, como a May mesmo postou, aqui ela mostrou só um atendimento emergencial até conseguir um veterinário! Só ele pode indicar remédios ou tratamentos! Aconselho a ter os celulares de emergência de quantos vets vcs puderem para uma emergência, verificar onde esta o hospital veterinario mais proximo, e lembrar que a grande maioria dos vets têm coração, conversem com ele sobre como pagar o atendimento, mas não deixem seus gatinhos sem atendimento!

    ResponderExcluir
  32. Oi, bom dia, minha gata eve 4 filhotes, não deu conta de amamentar e eu dava leite na seringa, em 2 meses foi morrendo do caçula ao mais velho, de um segundo para outro eles ficavam fracos, gemendo e mal conseguindo respirar ate morrer, isso foi um por um, onde eu errei????

    ResponderExcluir
  33. um maldito humano deu um tiro de espingarda no meu gato e um chumbo perfurou o peito dele bem perto do coração e também muito inchado e sangrando e ele só fica deitado e minado com dor o q eu facto p sarar logo eu passo o q pois eu não tenho grana p levá-lo ao veterinário o q eu faso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não ter dinheiro não é desculpa para permitir que seu gato fique em tamanho sofrimento.
      este tipo de acontecimento só pode ser tratado por um veterinário, não por vc e nem pelo google.
      se vc ama o seu gato, vai dar um jeito de pagar pelo tratamento dele. existem faculdades de medicina veterinária com tratamentos quase gratuitos.
      ao invés de procurar no google como resolver vc mesma, busque como obter a ajuda de um veterinário.
      nesta altura pode ser que ele já tenha morrido e desculpe a dureza das palavras, mas a culpa não é do demônio que deu um tipo de chumbinho no seu gato, mas sua por primeiro ter permitido que ele fosse exposto a este risco (provavelmente vc não tem nenhum tipo de tela ou proteção e seu gato deve andar livremente pelas ruas, onde este tipo de coisa acontece) e depois porque não fez nada por falta de dinheiro.
      a pior desculpa do mundo.quem ama de verdade não permite o sofrimento, encontra uma solução.

      Excluir
  34. um maldito humano deu um tiro de espingarda no meu gato e um chumbo perfurou o peito dele bem perto do coração e também muito inchado e sangrando e ele só fica deitado e minado com dor o q eu facto p sarar logo eu passo o q pois eu não tenho grana p levá-lo ao veterinário o q eu faso

    ResponderExcluir
  35. um maldito humano deu um tiro de espingarda no meu gato e um chumbo perfurou o peito dele bem perto do coração e também muito inchado e sangrando e ele só fica deitado e minado com dor o q eu facto p sarar logo eu passo o q pois eu não tenho grana p levá-lo ao veterinário o q eu faso

    ResponderExcluir
  36. Minha gata está com as pernas traseiras bambeando ,saindo babá da boca,com um barulho estranho na barriga e vomita as vezes .Oque pode se

    ResponderExcluir
  37. Ola preciso de uma ajuda com emergencia... Tenho 3 gatinhas(o) de apenas 1 mês de vida e um deles tava debaixo da escada q meu pai estava, meu pai nao viu ele embaixo e pisou com muita força, ele começou a miar muiito e começou a sair sangue pela boca, mas ainda bm que ele nao morreu, mas ficou com problemas sua cabeç fico molinha e o pescoçu fikou tronxa a cabeç so fica do lado direito, e quando ele anada nao anda reto e sim girando. E o pior de tudo ele nao mama n consegue, vou levar pro veterinario mas tenho q vr um local mas proximo pfv queria pelo menoas saber o que eu posso fazer pra ele mamar para nao morrer de fome😭😭 mim ajudem to muito desesperada, pfv se pudr mim rsponder pelo zap poderia cr mas rapido mim ajudem 81 8705-7013

    ResponderExcluir
  38. Meu gato está com a patinha enchada e não coloca no chão parece que a pata dele ta caída não sei explicar realmente. Mas será oque pode ter ocorrido?

    ResponderExcluir
  39. Meu gato está com a patinha enchada e não coloca no chão parece que a pata dele ta caída não sei explicar realmente. Mas será oque pode ter ocorrido?

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  41. ñ sei oq faço minha gatinha foi pega por um cachorro ou dois ñ sei ao certo.ela nao esta sangrando nem nada mas o lado esquerdo dela esta bem enxado e com um buraco me ajudem por favor! ñ quero q ela morra ! :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. LEVE ELA AO VETERINÁRIO!
      se ela morrer por falta de cuidados, então a culpa será sua.

      Excluir
  42. meu gato ficou com a buxexa enchada e depois no dia seguinte sangrou

    ResponderExcluir
  43. meu gato ficou com a buxexa enchada e depois no dia seguinte sangrou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. seu gato precisa visitar um veterinário. como digo no início do post, estas informações são para PRIMEIROS SOCORROS, não para tratamento, pois não é possível identificar o que ele tem de errado e nem como deve ser tratado, mas fato é que ele deve estar sofrendo e ele não merece esperar que vc encontre a solução para o problema dele no Google. por favor, faça a coisa certa e leve seu gato ao veterinário.

      Excluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  47. Olá gostei muito do sei post :) olha gostaria de fazer uma pergunta ....o meu gatinho, cortou a patinha em baixo, no caco, ai está começando a cheirar mal e está saindo puz ....o que será que eu devo fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leva ele com urgência no veterinário pois se já está saindo pus e porque está grave se por sorte ele não pega uma infecção será muita sorte pois se vc demora muito ele pode até perde a patinha cuidado!!!!!!

      Excluir
    2. Leva ele com urgência no veterinário pois se já está saindo pus e porque está grave se por sorte ele não pega uma infecção será muita sorte pois se vc demora muito ele pode até perde a patinha cuidado!!!!!!

      Excluir
    3. Obrigado pela orientação, levei ele ao veterinário e ocorreu tudo certo ele passa bem ...muito obrigado :)

      Excluir
    4. Meu gato esta ficando com varios machucados na cabeça , e acho que não é mais briga , você sabe me dizer oque é ?

      Excluir
    5. Se os machucados estiver muito grave leve ele no veterinário, se não tive. Compre bepantol. Soro fisiológico, e limpe o machucado. Depois passe bepantol, bepantol em pomada .. Mais se vc ver que está continuado com as feridas melhor levado no veterinário

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    7. E cuidado talvez pode ser alguém que está maltratado seu gato

      Excluir
  48. olá, meu gato chegou em casa com a boca caída, e não consegue comer e está babando por não conseguir engolir. o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leve ele no veterinário urgente. Não deixe ele sofre

      Excluir
  49. olha achei um pouco rude sua iniciação,nem todo mundo tem dinheiro pra pagar um veterinário,por isso entramos na internet na minha cidade não tem pet de baixo custo e mesmo que tivesse não tenho dinheiro nem pros meus remédios,só estou precisando de ajuda,preciso castrar minhas gatas uma tem problemas respiratórios e a outra nasceu sem o rabo e uma obstrução anal minha cachorra desenvolveu uma alergia,e hoje um dos filhotinhos dela começou a ficar estranho por isso vim pesquisar os sintomas ele esta morrendo e não consigo fazer nada por não ter dinheiro pra pagar a consulta e comprar remédios,ai vc escreve que falta de dinheiro não é desculpa pra deixar o nosso bixinho morrer, no meu caso é sim ,sou pobre preciso de ajuda e não acho... :( :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então não tenha animais.
      eu realmente acho que falta de dinheiro não é desculpa. conheço pessoas que não possuem a menor condição e ainda assim correm atrás de tratamento e depois fazem rifa para arrecadar e ajudar a custear.

      Excluir
    2. Olha,eu consigo levar meus bichinhos no veterinário, hoje ajudei meu noivo nos primeiros socorros do gatinho dele e o post foi muito útil, obrigada (o gatinho está bem, a veterinária já tratou ele), mas eu vi a maneira como tratou algumas pessoas e apesar de estar totalmente certa, não acredito que é bem por aí que vá ajudar... Muita gente ainda não sabe nem jogar lixo no lixo, quanto mais fazer uma rifa, comprar algo pra rifar, tem gente que não tem nem teto e tem cachorro... Se quer ajudar esses bichinhos, ajude educando essas pessoas, como eu e meus pais já fizemos aqui na rua de casa. Educar vem de orientação e fazer a pessoa pensar em maneiras de resolver e arrecadar dinheiro, e não agredir verbalmente. O conteúdo do blog é ótimo, parabéns.

      Excluir
  50. Tenho 2 gatas uma com 3 meses e a outra com 2 meses,a mais nova começou tipo uma lesão roxa em cima do olho e depois começou cair o pelo depois passou pro lado da boquinha e na pata trasseira e agora a outra também esta ja fui atras de um veterinário e passou remédio pra elas tomar agora parece que está começando a crescer pêlo mas tenho medo que isso passa pra gente o que eu faço?

    ResponderExcluir
  51. Tenho 2 gatas uma com 3 meses e a outra com 2 meses,a mais nova começou tipo uma lesão roxa em cima do olho e depois começou cair o pelo depois passou pro lado da boquinha e na pata trasseira e agora a outra também esta ja fui atras de um veterinário e passou remédio pra elas tomar agora parece que está começando a crescer pêlo mas tenho medo que isso passa pra gente o que eu faço?

    ResponderExcluir
  52. ola pessoal to precisando da ajuda de vcs urgente meu gato amanheceu com os olhos virados pra cima pela metade sab q da pra v a bola dos olhos brancos na parte de baixo e tudo ele nao consegui descer os olhos me ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pele crescida no centro dos olhos pode ser muita coisa, desde vermes a infecção, no caso do meu Piroco era vermes, de acordo com o vet na época

      Excluir
  53. Olá tenho 4 gatos em casa,um dele escapou hj e entrou na casa do vizinho,pois ele atirou meu gato de cima da varanda dele que mede uns 6 metros ou mais de altura e quebrou o dente e logo o principal dos animais e é as presas do meu gato .ele não gosta de animais já tem muitos casos aqui dele maltratar de outras pessoas e ninguem tomo uma atidude.
    Até fui falar com ele se ele fez isso e pq fez apenas me respondeu que não gosta de gato que aranha o carro dele mas que não sabia se era o meu que fazia isso mas que se qualquer gato entra lá que ele vai expulsar.
    Ae falei mas meu portão é lacrado para meus gatos não sair ele escapou e agora está machucado sem a presa para mastigar com muita dor e que não tenho dinheiro para levar do veterinário e agora e vc sabe que é crime maltratar animais,ele me respondeu então vê oque vc pode fazer com ar sarcástico tipo querendo arrumar briga,a e apenas respondi tudo bem vou tomar minhas providencias.

    ResponderExcluir
  54. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  55. Ola May, hj mais cedo minha gatinha comeu um gafanhoto dos grandoes e ela comeu uma das pernas que tem espinhos, depois de uns minutos, ela vomitou depois almoçou, e voltou a vomitar mais duas vezes, depois disso ela dormiu muito, levantou pra fazer xixi, comeu um pouco de whiskas e esta dormindo denovo, esstou preocupada com essa dormideira e normal ??oque devo fazer ???

    ResponderExcluir
  56. Oi meu gatinho foi atacado pela minha cachorra e ele esta em choque com os olhos esbugalhados e com a respiracaõ acelerada e boca aberta sem nenhum ferimento o que fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LEVAR URGENTE AO VETERINÁRIO.
      SE ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA ESTIVESSE ASSIM VC DARIA GOOGLE OU LEVARIA NO MÉDICO?

      Excluir
  57. Oi meu gatinho foi atacado pela minha cachorra e ele esta em choque com os olhos esbugalhados e com a respiracaõ acelerada e boca aberta sem nenhum ferimento o que fazer

    ResponderExcluir
  58. Por Favo Min Ajude Meu Gato Siames Esta Com a Barriga Enxada ae Quando Ele Começa a Caminhar vai Caminhando devagar e depois Para e Continua.Quando Ele si Deita Faz Zuada De Vez Enquando.Antes Disso Ele So Comia Raçao whiskas ae Minha Mae Trocou A Raçao Por Outra Qualquer Ae Aconteceu Isso Oque Devo Fazer

    ResponderExcluir
  59. Por favor como tirar os dreds da barriga do meu gato?

    ResponderExcluir
  60. Boa noite. Minha gata teve 5 filhotes com um mês eu dei para seus Donos. Mas o peito dela está empedrado. O que fazer?

    ResponderExcluir
  61. Boa noite. Minha gata teve 5 filhotes com um mês eu dei para seus Donos. Mas o peito dela está empedrado. O que fazer?

    ResponderExcluir
  62. Boa noite gente,minha gata está um pouco estranha só dorme e ela é muito agitada estou achando estranho ela estar muito quieta e a barriguinha dela está inchada ela fez muito coco mole hoj,estou preocupada será que ela comeu demais ?? Ou ela tá passando mal porque ela tá normal mais tá muito quetinha 😢😮😮😢😢😢

    ResponderExcluir
  63. Boa noite gente,minha gata está um pouco estranha só dorme e ela é muito agitada estou achando estranho ela estar muito quieta e a barriguinha dela está inchada ela fez muito coco mole hoj,estou preocupada será que ela comeu demais ?? Ou ela tá passando mal porque ela tá normal mais tá muito quetinha 😢😮😮😢😢😢

    ResponderExcluir
  64. Boa noite gente,minha gata está um pouco estranha só dorme e ela é muito agitada estou achando estranho ela estar muito quieta e a barriguinha dela está inchada ela fez muito coco mole hoj,estou preocupada será que ela comeu demais ?? Ou ela tá passando mal porque ela tá normal mais tá muito quetinha 😢😮😮😢😢😢

    ResponderExcluir
  65. meu gato quebro a pata a alguns meses logo que eu percebi levei ele ao veterinario ao chegar lá o medico olhou e disse que não tava vendo nenhuma fratura e passou um remedio mais não resolvel nada e agora o pelo começou a cair e já ta aparecendo o coro eu estou com muito medo que venha ficar podri e ele morra o que eu faço

    ResponderExcluir
  66. O gato do meu amg ta deitado e n consegue se mexer ele n sabe oque aconteceu pq ele estava dormindo de minuto em minuto da umas fincadas no peito do gato ele n consegue levar ao veterinario pq ele ta sozinho na casa dele ta chovendo e ele mora em sitio o chao ta barrento poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  67. Oi gente, o cachorro do meu vizinho já matou mais de 9 gatos meus, n sei mais o q fazer?

    ResponderExcluir
  68. Oi gente, o cachorro do meu vizinho já matou mais de 9 gatos meus, n sei mais o q fazer?

    ResponderExcluir
  69. Oi meu gato saiu de casa ontem e volto com um machucado nas costa parece um buraco e ta respirando estranho .. Alguém me ajuda

    ResponderExcluir
  70. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  71. O meu gato recém nascido com as patas combotas e minha irma foi em faixa,no outro dia eu fui olhar e uma das patas ficou inchada,o que eu faço.

    ResponderExcluir
  72. meu nome e Luana tenho um gatinho pequeno em casa ele começo a comer tem poco tempo so que ontem ele sumiu ae hoje fiquei procurando e nada depois de algumas horas meu visinho grito e fui la com minha mae ele tava quietinho no chão parecendo que tava morto mas a perna dele ta enchada e machucada em baixa e em cima algum cachorro tentou pega ele ,a barriguinha dele ta tipo quando você come metade de um chup chup ae fica uma parte vasia e outra gorda a barriga dele de um lado ta maior do que a outra sera que ele vai se recupera? alguma aujuda ae

    ResponderExcluir
  73. Oi minha gatinha tem 6 meses, e o cachorro pegou ela e sacódio bruscamente, ela não teve nada aparentemente mas ficou com a respiração ofegante, e toda mole dei remédio para dor, mas tô com medo dela morrer.

    ResponderExcluir
  74. Minha cadela correu atrás do meu gatinho, ele caiu e ta com a boca machucada. Eu nn sei se ele mordeu a língua, ou se deslocou a mandíbula, ele nn chora, porém esta sangrando, e nn há veterinário aqui perto. Eu ja pesquisei, e sai pela cidade, e não achei. Eu nn sei o que fazer

    ResponderExcluir
  75. Meu gato esta muito debilitado ele nao quer comer esta com a boca bem branca e sua pele pálida so fica incolhido e nao quer sair o que devo fazer algem pode me ajuda

    ResponderExcluir
  76. Meu gato esta muito debilitado ele nao quer comer esta com a boca bem branca e sua pele pálida so fica incolhido e nao quer sair o que devo fazer algem pode me ajuda

    ResponderExcluir
  77. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  78. Noossa muito show seeu blog, ótimas e importantes dicas! Parabéns!

    ResponderExcluir
  79. Um gatinho foi atropelado aqui na rua e a pancada foi do lado direito na boca... Quebrou alguns dentes, a língua ta cortada.. Meu Deus o que faço? Aqui onde moro no interior nao tem veterinário 24 hs nem a noite... Tadinho... Ta sofrendo com a boca ensanguentada... Que remédio dar... Porque não tem como levar pro veterinário nem twm hospital aqui de gatos... Que faço... To desesperada

    ResponderExcluir
  80. Um gatinho foi atropelado aqui na rua e a pancada foi do lado direito na boca... Quebrou alguns dentes, a língua ta cortada.. Meu Deus o que faço? Aqui onde moro no interior nao tem veterinário 24 hs nem a noite... Tadinho... Ta sofrendo com a boca ensanguentada... Que remédio dar... Porque não tem como levar pro veterinário nem twm hospital aqui de gatos... Que faço... To desesperada

    ResponderExcluir
  81. Um gatinho foi atropelado aqui na rua e a pancada foi do lado direito na boca... Quebrou alguns dentes, a língua ta cortada.. Meu Deus o que faço? Aqui onde moro no interior nao tem veterinário 24 hs nem a noite... Tadinho... Ta sofrendo com a boca ensanguentada... Que remédio dar... Porque não tem como levar pro veterinário nem twm hospital aqui de gatos... Que faço... To desesperada

    ResponderExcluir
  82. ola meu nome e djulia eu achei um gato filhote, acho que deveria estar mamando ainda, ele estava molhado e sangrava o seu nariz, levei para casa e então sequei ele e deixei ele quentinho, porem ele não faz coco e ele só come se alguém der leite, água ou algo liquido pela seringa...
    o que eu faço? não tenho dinheiro para leva-lo ao veterinário e nem comprar remédios.

    ResponderExcluir
  83. Olá tenho 3 gatinhos que foram adotados. Um deles apareceu com um pequeno corte entre as almofadas da patinha. O Veterinario já deu uma injeção de antibiótico e pediu para aplicar rifocina de 8 em 8 horas. O problema é que como ele não fica quieto , a ferida não cicatriza. Alguma sugestão ?

    ResponderExcluir
  84. Ola, acabei de chegar em casa e meu gato (bastante forte e gordo) estava esquisito, a boca dele ficava aberta e não fechava, estava dando uns miados bastante auto, e babando, estava andando meio sem sentido e normal, sem mancar ou algo do tipo. de repente começou a sangrar pela boca, e a miar mais ainda, até ai ele estava andando, mais infelismente começou a sair muito sangue pela boca, tossia e o sangue ia longe até, foi quando ele caiu de vez e ficou ali sangrando até que morreu :/ eu acabei de enterrar ele e verifiquei que não tinha nenhum lesão pelo lado de fora, oq sera que aconteceu, desconfio que ele tenha sido envenenado pois sua linga ficou pendurado pra fora, pq uma maldade dessa? procede um envenenamento ??

    grato.

    ResponderExcluir
  85. Olá meu gato está só deitado não caminha só come se botar comida na boca dele está com diarréia e só dorme não caminha mais oque posso fazer??? Já dei vitamina já dei ivomeque não sei mas oque eu faço tô sem condições para levar ao veterinário

    ResponderExcluir
  86. Todos os animais precisam de veterinário, mas infelizmente é muito caro, mesmo os mais em conta. Aqui uma consulta sai por 130,00, até tem os veterinários de pet e agropecuária, mas mesmo assim, torna,- se tudo caro. Não são todas as pessoas que podem.

    ResponderExcluir
  87. Meu gatinho de quatro meses faleceu hoje, to até agora tremendo, minha cadela mordeu ele no pescoço, em seguida ele começou a se debater e faleceu. To muito triste, meu gatinho Dudu, tão carinhoso.

    ResponderExcluir
  88. Meu gatinho de quatro meses faleceu hoje, to até agora tremendo, minha cadela mordeu ele no pescoço, em seguida ele começou a se debater e faleceu. To muito triste, meu gatinho Dudu, tão carinhoso.

    ResponderExcluir
  89. Que pena, fico triste por você. Eu que nunca tive gatos só cães e hoje adotei três SRD sei agora o quanto gatos são especiais. Sei que uma vida não compensa outra, mas assim que tiver oportunidade e seu coração pedir , adote outro gatinho ele vai te trazer conforto.

    ResponderExcluir
  90. oi, ontem a noite eu estava assistindo um filme, dai eu vi meu gato levando choque porque ele tem mania de ficar mordendo a extensão, eu puxei ele. ficou tudo bem quando foi de manhã saia um liquido fedorento e meio verde da sua língua você sabe mais ou menos o que é isso? Obrigada pela atenção..

    ResponderExcluir
  91. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  92. O meu gato filhote está mancando porque meu pai pisou na perna dele. O que fazer?!

    ResponderExcluir
  93. Gente me ajudem por favor, minha gatinha acabou de aparecer aqui em casa com um dos olhos furados,não sei o que fazer na minha cidade não tem veterinários,nem hospital para bichinhos,não sei o que fazer, me ajudem por favor!!

    ResponderExcluir
  94. Oi tenho uma gatinha pequena, ela caiu e se machucou muito, a gente coloca ela no chão e ela cambaleia e parece que não consegue firmar o pescoço, estou muito preocupada não sei o que fazer me ajuda o que posso fazer??

    ResponderExcluir
  95. Oi tenho uma gatinha pequena, ela caiu e se machucou muito, a gente coloca ela no chão e ela cambaleia e parece que não consegue firmar o pescoço, estou muito preocupada não sei o que fazer me ajuda o que posso fazer??

    ResponderExcluir
  96. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  97. o meu gato ta com dor nas pernas,e nas partes e ele nao consegue andar ele anda e cai
    oque eu fasso porfavor gente me ajuda , ele deve ta sofrendo e o meu pai nao ta em casa ele ta 3 dias assim...
    quem sabe de alguma coisa porfavor me avisa ok obg...

    ResponderExcluir
  98. e na minha cidade so tem um veterinario e algumas veses ta fechado porfavor mesmo que sabe de alguma coisa me avisa bota ai nos comentario bosto eu ja olho obrigado pela tençao... e porfavor isso e serio meu gato pode ta sovrendo??

    ResponderExcluir
  99. Gente o que eu faço? Meu gato o Tom, está com problema respiratório e não está querendo comer beber água é tampouco. O pior é que no momento não tenho dinheiro para leva-lo ao veterinário, se puderem me dar uma sugestão que eu possa fazer algo caseiro por favor me indique. desde já eu agradeço!!!!

    ResponderExcluir
  100. bom dia, minha gata esta com o rabo torto, acho que a ecada caiu em cima pois encontrei ela caida no chao, acho que o rabo quebrou quase na ponta o que eu faço?

    ResponderExcluir
  101. bom dia, minha gata esta com o rabo torto, acho que a ecada caiu em cima pois encontrei ela caida no chao, acho que o rabo quebrou quase na ponta o que eu faço?

    ResponderExcluir
  102. minha gata esta com uma infecção urinaria muito forte , ficou no cio cruzou com gatoa, Ela toma vacina para evitar, e agora esta muito magra não come direito não sei o que fazer me AJUDE.

    ResponderExcluir
  103. Boa noite, minha gata tem 3 meses e não para de mexer a parte de trás do do seu corpo!!! Estará com o sio? ESTARÁ com alguma alguma infecção urinária? Se alguns de vocês tiverem resposta agradeço... Ajuda por favor

    ResponderExcluir
  104. Meu gatinho eh novo peguei faz pouco tempo .. estava saudável.. do nada aparece com a barriga grande .. e aparece sangue pela casa. E eu não sei oq eh!! Alguém pode me dizer oq seja ?

    ResponderExcluir
  105. Oi milha gatinha estava no portão de casa e um cachorro que não vimos de onde saiu bateu nela levei no veterinario e ele disse que não perfurou e nem quebrou nada receitou dipirona mas ela não quer comer e so fica deitada

    ResponderExcluir
  106. Oi minha gata teve três filhotes à quatro dias,só que não resistiram,morreram um a um. Desde desse dia ela não come nada,estou muito preocupado.conversei com um veterinário, ele me endicou um suplimento HEMOLITAN PET. MESMO COM ESSE DIAS SEM COMER SERÁ QUE NÃO VAI FAZER MAL,ESTOU DANDO LEITE PRA ELA ELA NA SERINGA. ELA ESTA MUITO DEPRIMIDA, DESDE JÁ OBRIGADO

    ResponderExcluir
  107. Minha gata não quer comer desde que ganhou filhotes, ainda dos três filhotes que teve todos foram morrendo. Agora estou muito preocupado, que ela está em um estágio de depressão, não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
  108. Boa Noite!
    Sempre tenho em casa remédios para o Primeiro Socorro.
    O gato da minha vizinha, foi envenenado e não sabemos com o que e a minha gata foi intoxicada com medicamentos. Nos dois caso eu dei o medicamento Mercepton. Estão fora de perigo. O gato que foi envenenado esta sentindo dor. Estou dando Dipirona de 08 em 08 horas.

    ResponderExcluir
  109. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  110. minha gata esta muito mole o que eu faço ela so fica deitada ela tem uns 3 ou 4 meses ela nao come nada ela assim desse de ontem o que eu faco por favor me ajunde nao tenho condiçoes de levar ela no veterinario me ajundem

    ResponderExcluir
  111. Gente me ajude.....meu gatinho tem dois meses...e tenho uma gata mas veelha ela bateu nele ...ele ta tendo crises nervosas...oque faço?

    ResponderExcluir
  112. PRÊMIO DE GARANTIA DE CONFIANÇA
    Eu sou Sra. Maria Pedro, Você precisa de empréstimo urgente para pagar suas dívidas ou você precisa de um empréstimo para melhorar sua empresa? Você precisa de um empréstimo de consolidação ou de uma hipoteca ou de outros fins? Você foi rejeitado pelos bancos e outras instituições financeiras? Não procure mais porque estamos aqui para tornar todos os seus problemas financeiros uma coisa do passado! Concedemos empréstimos a empresas, entidades privadas e particulares a uma taxa de juros baixa e acessível de 2% por um período fixo de 1-20 anos e um período de carência de seis meses antes do início da parcela mensal. Você pode contatar-nos via e-mail via: mariapedroguaranteetrustloan@gmail.com
    APLICAÇÃO DE DADOS

    1) Nome:
    2) País:
    3) Endereço:
    4) Sexo:
    5) Estado civil:
    6) Ocupação:
    7) Número de telefone:
    8) posição no lugar do trabalho:
    9) renda mensal:
    10) Valor do empréstimo:
    11) a duração do empréstimo:
    12) Finalidade do empréstimo:
    13) Data de nascimento:
    Obrigado

    ResponderExcluir
  113. Pr.Williams desde que saiu do cio,minha gata de 8 anos e meio não quer comer,só bebe líquidos,está fraca.Demos leite com vitagold,soro caseiro,calado de peixe,de frango,não tem clínica veterinária Onde moro.Estou muito triste

    ResponderExcluir
  114. Boa noite ! Tenho um gatinho de 1 mês de nascido.mas agora percebir q a barriguinha dele ta inchadinha e caída ,como se tivesse líquido ,ele anda e fica bem baixa o que será? Ele mama o tempo todo,mas nao e barriga cheia!a barriguinha dele ta baixa e mole

    ResponderExcluir
  115. Boa noite pelo amor me ajudem meu gatinho acabou de ser atacado por um outro gato acho q n foi tao grave foi uma perfuraçao na orelha q de inicio sangrou muito mas lavei com agua de sal e soro fisiologico parou de sangrar esta ate seco mas ele caiu no sono isso e normal ? Eu to sem nenhum dinheiro e por aqui n tem posto veterinario gratuito me ajudem e normal ele esta dormindo ? Pq ele e mt alegre mas comsegui fazer ele comer ..

    ResponderExcluir
  116. Por favor, eu estou com uma emergência. Encontrei meu gato de 2 meses enrolado no cobertor nesse calor, agora esta todo mole e fraco... o focinho esta com uma coloração arroxeada... o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  117. Minha gatinha lamentavelmente morreu hoje, ela é ainda bem filhote estava comendo sachê e do nada começou a dar sinal de engasgamento, na hora do desespero até fiz todos esses procedimentos que estão no texto acima mesmo sem saber tentei ajudar abri a boca dela ela me mordeu abri novamente com mta difículdade mais não vi nada, ela foi ficando pior e pior e agorinha mesmo morreu. Estou arrasada , mto triste , que agora ela esteja no céu dos gatinhos e me desculpe por eu ter dado sachê p ela nunca seria a minha intenção matar eu a amava mto.

    ResponderExcluir
  118. Somos especializados em serviços financeiros, oferecendo empréstimos locais / internacionais, fornecendo opções de empréstimos garantidos e não garantidos a pessoas físicas e cooperando com taxas de empréstimo muito competitivas e condições flexíveis para atender a quaisquer circunstâncias financeiras. Não importa se você tem uma pontuação de crédito ruim, ainda podemos fornecer dinheiro rápido para o inesperado. Entre em contato agora para obter empréstimos rápidos e acessíveis para todos os orçamentos e requisitos: socialfinancelimited8@gmail.com

    ResponderExcluir
  119. Oi sou a Roberta meu gato esta muito mal ele não consegue parar em pe ela vomita e tem diarreoa o que eu Faso

    ResponderExcluir
  120. Você está sofrendo financeiramente ou precisa de dinheiro urgente para pagar suas contas? não se preocupe mais porque, lá fora, você pode ganhar dinheiro sem estresse. Você pode mudar sua vida em apenas 18 horas. entre em contato (hackers ilimitados) por um cartão [ATM SMART CARD] em branco hoje e esteja entre os sortudos que estão se beneficiando com esses cartões. Este cartão SMART ATM em branco PROGRAMADO é capaz de invadir qualquer máquina ATM, em qualquer lugar do mundo. Eu tenho que saber sobre este cartão ATM em branco quando eu estava procurando por um emprestador de empréstimo on-line cerca de um mês atrás .. Ele realmente mudou minha vida para sempre e agora eu posso tirar da minha família. O mínimo de dinheiro que recebo em um dia com este cartão é de cerca de US $ 5.000. Todos os dias tenho dinheiro suficiente para cuidar da minha família. Embora seja ilegal, não há risco de ser pego, porque ele foi programado de tal forma que não é rastreável, e também torna a CCTV inútil quando você está retirando dinheiro .. Para obter detalhes sobre como obter um cartão hoje , email os hackers neste email: unlimitedhackersnetwork@gmail.com
    OU envie-nos mensagens no Whatsapp em +15186358090

    ResponderExcluir
  121. Meu gato ele foi envenenado pois dei leite sim ..... Isso eu dei o leite para ele umas 4 horas e depois comprei o eterex que é resolvido na água ele como fosse um carvão com o tempo dei leite com metrus ele já n estava arisco está molinho dei um banho nele ele veio a voltar a andar, mais depois vim dando mais metrus a ele ele estava reagindo .... Agora ele só dorme está molinho do jeito que poe ele Ali ele fica e ele n sei que fazer mais �� e infelizmente n tenho dinheiro para ir ao veterinário o que devo fazer ?!

    ResponderExcluir
  122. Minha gatinha caiu da laje e esta com problemas respiratório. Ela só consegue respirar pela boca aqui na minha região não tem veterinária por perto tenho medo de leva lá e ser tarde demais.. alguém sabe como me ajudar e o que devo fazer para desentupir o nariz dela?? Pfv

    ResponderExcluir
  123. Excelente conteúdo.Perdi meu gato ontem . Ele foi agredido,apareceu em casa com o rostinho inchado, um corte profundo e um olho vazando. Não conseguia miar ao menos se movimentar parecia está com a pele queimada .Acredito ter sido maos tratos de alguém .está sendo triste lembrar dele tão fraco e imóvel ,não sei como ele conseguiu chegar em casa.Era uma parte essencial da casa.

    ResponderExcluir
  124. Eu quero aproveitar esta oportunidade. Tenho que agradecer muito ao Dr. Wealthy por ter recuperado meu ex-marido. Depois de 7 anos de casamento, meu marido me deixou por outra mulher. Fiz tudo o que pude para recuperá-lo, mas tudo o que fiz foi em vão. Fiquei triste, mas não perdi a esperança de tê-lo de volta porque tinha fé em Deus. Então eu pesquiso on-line sobre como recuperar meu marido, e me deparei com um post do Dr. Wealthy sobre como ele ajudou uma dama a recuperar seu ex, eu o contatei e contei a dor que estava passando, ele me contou o que fazer e eu fiz isso, então ele lançou um feitiço de amor para mim 48 horas depois meu marido me ligou e me disse que ele sente muito pelo que fez e que ele sente muito a minha falta, mais tarde ele voltou para casa e implorou por meu perdão, desde então nosso amor ficou mais forte. Para as coisas maravilhosas que o Dr. Wealthy fez por mim, seria injusto para mim não deixar o mundo inteiro saber que um feiticeiro tão poderoso vive. Se você quiser receber de volta seu e-mail ex rápido Dr. Wealthy em wealthylovespell@gmail.com ou adicioná-lo no WhatsApp +2348105150446

    ResponderExcluir
  125. Tudo graças ao Dr. Azaka pelo bom trabalho que ele fez por mim. Eu nunca pensei que conseguiria meu homem de volta e ter um lar feliz. Estou aqui para dizer a todos on-line hoje que, se você estiver passando pela mesma situação, não precisa se estressar, basta entrar em contato. o lançador de feitiços genuniais hoje em: Azakaspelltemple4@gmail.com ou whatsapp +1 (315) 316 -1521

    ResponderExcluir