terça-feira, 29 de maio de 2012

Dermatite Psicogênica em Gatos

O Papo com o Doutor de hoje traz um tema bastante interessante.

Você conhece algum animal que se lambe até se machucar?

Existem gatinhos que em muitos casos precisam até amputar o rabo, por exemplo, por conta deste comportamento obsessivo. 

Conheço alguns gatinhos com este problema e devo dizer que é uma angustia sem fim para seus donos.

Uma amiga minha, a Laraue, tem uma gatinha chamada Cristal que lambe uma das patas traseiras até causar  ferimentos e ao longo de quase toda a sua vidinha teve que viver com colar para impedir esta ação.

Agora, depois de muito correr pra lá e pra cá, a gatinha está melhor. Veja aqui o depoimento de uma mãe aflita a respeito do assunto.

A Milena, gata da minha amiga Mariana, tem uma outra mania: arranhar a região dos olhos. A pobre tb oscila entre momentos no mode abajur e momentos de tranquilidade.

Sem mais, veja a explicação do Doutor pro assunto!

Doutor, o que é Dermatite Psicogênica em Gatos?

É uma doença provocada pela lambedura constante do animal em uma determinada região do corpo, causando feridas que são difíceis de tratar.
Conforme os anos passam, a rotina das pessoas de uma maneira geral fica mais intensa e os animais domésticos acabam passando boa parte do tempo sozinhos e recebendo cada vez menos atenção. 

Um ambiente desconhecido, mudança de móveis, viagem, perda de território ou a negligência dos donos desencadeiam algumas sensações como o tédio, o estresse, a depressão e a ansiedade de separação.
Assim como nós, os gatos também resolvem procurar o que fazer nesses momentos e acabam desenvolvendo a mania de lamber uma determinada parte do corpo, normalmente as patas ou o rabo. O que gera lesões provocadas pelos próprios animais.

Por que isso acontece?

Nos gatos submetidos ao estresse, ocorre um aumento dos níveis hormonais e de endorfina gerando um comportamento anormal de lambedura devido ao seu efeito narcótico. As lesões ocorrem mais frequentemente nas patinhas, na região abdominal e no rabo.

Estas lesões podem agravar-se, resultando em infecções secundárias com pus. 

Outros sintomas também correlacionados são: o emagrecimento sem causa aparente, a irritabilidade e mudanças nos hábitos de higiene.

Sinais e Sintomas:

- Lambedura constante e excessiva no mesmo local ( muitas vezes além de lamber o pêlo, o animal também o mastiga);

- Falha de pêlo em uma determinada região;

- Formação de lesão que geralmente apresenta-se circular, devido à alta contaminação da boca  dos animais.

Tratamento

A primeira medida para que o tratamento seja bem-sucedido é a correção do fator desencadeante da doença. 

Não adianta tratar a pele do gato se o cenário e a rotina do animal continuarem o mesmo, pois ele continuará estressado e deprimido. Muitas vezes é difícil encontrar a causa primária e para que isso aconteça é preciso que o dono do bichinho relate todos os detalhes da vida do animal no ato da consulta. 

Pode-se tratar com acupuntura, florais, cromoterapia, aromaterapia e musicoterapia na tentativa de minimizar a ansiedade, depressão e estress.

Como faço para o meu gato não ter novamente?

Como todos os distúrbios comportamentais, as dermatites psicogênicas tem difícil tratamento e podem se tornar recorrentes.  O que se aconselha é deixar sempre disponíveis brinquedos para que os gatos se distraiam quando estiverem sozinhos, e dar o máximo de atenção possível a eles.

Dica!

Excesso de carinho também pode causar esse distúrbio, pois quando o dono vai viajar ou morre, por exemplo, o animal se sente muito abandonado, sente falta de todo aquele carinho e fica com ansiedade de separação, que é onde se iniciam as lambeduras. Por tanto, preste atenção para não pecar por amar demais!


Dr. Leandro Neves Camacho (atende especialmente o ABC!!!)
CRMV/SP 16.029
Contato: 7686-7337

Cristal e seu detestável companheiro de quase um ano de vida - o colar!

Milena, a lindeza que arranha os olhos! Ela tb conhece a vida sendo abajur, como a Cristal




49 comentários:

  1. Logo que adotamos o Darwin, meu primeiro gato, chegamos a pensar que ele tinha uma dermatite psicogênica porque ele começou a se coçar compulsivamente. Eu ficava sofrendo junto com ele. Depois de algumas idas ao veterinário e um exame de raspado de pele, finalmente descobrimos que o problema dele era um ácaro. Fico imaginando aqui como deve ser difícil lidar com essa situação.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu gato está com esse problema. o seu foi tratado? Como?

      Excluir
    2. o meu tambem ta eu nao sei como resolver ele cada dia esta voltando da rua pior ja nao sei mais oq fazer

      Excluir
  2. Nossa, realmente temos que prestar muita atenção nos nossos bichinhos, para podermos identificar e tratar esses problemas o quanto antes! Adorei o texto, não sabia nada sobre esse assunto. ��

    ResponderExcluir
  3. Minha gata está com esse problema de lambeduras, como estou me mudando e por isso ela tem ficado muito tempo sozinha no antigo apartamento, acho que ela está se sentindo só. Espero que qdo tudo estiver resolvido e nós nos mudarmos de vez ela melhore e possa tirar a proteção do pescoço.

    ResponderExcluir
  4. Me gato primeiro parece com este cinza, ele esta com pruridos cascas amarelas parecendo caspa(maiores) na região do pescoço onde passamos remédios para pulgas e onde ele não consegue lamber, fui escova-lo e o pelo saiu com os pelos, porque ele está assim? e o que posso passar no local? agradeço desde já.

    Ruth Noronha

    ResponderExcluir
  5. Olá, adotei um gatinho e desde então ele tem a mania de chupar a barriguinha, é só deitar e começar, fico até agoniada pq fico com medo dele se machucar. O que posso fazer pra ele parar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anne, tudo bem?
      Olha, nem sempre a questão é dermatite psicogênica. As vezes é um comportamento ligado ao fato dele ter desmamado muito cedo, etc.
      Tudo é questão de observação do gato. Se ele começar a ficar careca nestas áreas, com feridinhas, daí então vc deve se preocupar, mas as vezes ele está só se dando um banho mais caprichado, etc.
      Fica ligada e qualquer coisa vc procura um vet e veja se dá um floral, alguma homeopatia.
      Beijos

      Excluir
    2. anne minha gata é novinha e tb esta assim. como o seu esta? parou de se lamber com o tempo? tb acho q a minha foi desmamada muito cedo coloquei um tipo de roupinha nela p evitar.. ela fico uma fera rsss

      Excluir
  6. Estou triste. Não sei o que fazer. Levei meu gato em um veterinário e ele nem soube me dizer o que era. Passou um antibiótico, uma pomada anti-infectante e cinco comprimidos anti-inflamatório. Resolvi fazer o tratamento, mas antes passei em outro veterinário para ter certeza de que deveria tratar meu gato assim. O segundo disse que era o correto a se fazer, acrescentando a indicação do colar no pescoço do gato. Na primeira semana, nada resolveu. Na segunda também não. Estou na terceira semana, a veterinária trocou de pomada e de antibiótico. Nada está funcionando. Ele vomitou agora a pouco a primeira dose da segunda cartela de antibiótico receitada. Estou sozinha em casa. Tive que limpar tudo e enquanto isso ele estava sozinho e acabou se lambendo. Tudo sangrou em questão de minutos. Voltamos à estaca zero. Liguei para essa segunda veterinária. Pediu para passar a segunda dose como se nada tivesse acontecido. Apenas se o gato vomitar novamente é que devo suspender o remédio. Enquanto isso, ele está dormindo agora. Eu tô cansada. Todos os dias tenho limpado com soro o local, passado a pomada e dado o antibiótico. Nada tá resolvendo. Fica aquela espécie de úlcera bem na região íntima do bichinho. Esse colar tá deixando ele estressado. Eu tô estressada também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa descartar a hipótese de ser esporotricose

      Excluir
    2. você? hum, não sabe o que eu passei e ainda passo com os meus. se 1 é estressante, imagine 6?

      Excluir
    3. Por favor Lidia barros, como vc resolveu esse problema. Meu gato esta com o mesmo problema. Jacqueline

      Excluir
    4. isso é esporotricose tem tratamento com itraconazol por uns 6 mêses

      Excluir
  7. Olá tem como alguem me ajudar?
    desconfio q o gato da minha namorada tem se lambido de mais alem de soltar tufos de pelo.
    ele é muito apegado, e possui dias q ninguem fica em casa, so voltando a noite, e eu so o vejo cerda de 1h por dia.
    o que fazer?

    ResponderExcluir
  8. A mãe do meu gatinho morreu atropelada e ele e os outros gatinhos ficam lambendo e mordendo ele, já está ferido na barriga , não tenho como pagar veterinário o que faço? ME AJUDEM ele só tem vinte três dias O brigado.

    ResponderExcluir
  9. Meu gatinho depois de um ms comesou a chupar a ponta do rabo...o que fasso?isso prejudica ele???me responde mais rapido possivel .estou preocupada...

    ResponderExcluir
  10. minha gatinha está com muita coceira e lambe,no pescoço ela perde tufinhos de pelos,passei nebacetin o gatinho q estava c ela morreu a uma semana n encontro outro por enquanto estamos procurando 1 da raça dela,n levei no veterinário ainda pq ela sofre muito em sair de casa,oq devo fazer?

    ResponderExcluir
  11. Estou na duvida se minha gatinha tem a dermatite psicogenica, ela se lambe e mastiga muito os pelos da barriga e tem feito isto nas patas deixando falhas, ela fica muito assim quando esta no cio. O artigo foi muito bom, vou procurar ajuda medica para tratar minha pequena. Obrigado!

    ResponderExcluir
  12. peguei um filhotinho de gato na rua e estou preocupada , por q ele tem umas falhas no pelo, ele deve ter menos de 2 meses, cuido dele direitinho, não vejo mais sinal de pulga e ele não se coça e nem tem ferida, as vezes penso que esta com sarna,ai eu vejo q talvez não seje , alguem sabe me informar o q possa ser ou se eu devo ficar muito mais preocupada

    ResponderExcluir
  13. Minha gata chama-se Laka e faz 10 anos agora em 2016, começou a desenvolver este distúrbio em 2012 quando tive que viajar por 1 mês, quando voltei tinha uma grande ferida na barriga, o veterinario pediu umas analises ao sangue e detectou a doença e começamos o tratamento que durou mais de 2 anos até fechar-se por completo a ferida e ela parar de lamber-se. Não usei coleira, mas usei uma roupa que cobria a ferida e assim pude verificar quando ela de fato deixou de lamber-se. Então, no ano passado adotamos outra gatinha, que apareceu na porta de casa, foi motivo para ela começar novamente com este distúrbio, mas com um agravante, agora lambe-se na cabeça. Minha aflição iniciou-se.

    ResponderExcluir
  14. Ai gente acho que to passando por essa mesma situação c meu vivi meu gato ele está machucando de mais as patinhas lambendo e mordendo chega a sangrar, o que devo fazer gente! Obs ele é muito medroso quando vem alguém aqui em casa ele fica desesperado .

    ResponderExcluir
  15. Ai gente acho que to passando por essa mesma situação c meu vivi meu gato ele está machucando de mais as patinhas lambendo e mordendo chega a sangrar, o que devo fazer gente! Obs ele é muito medroso quando vem alguém aqui em casa ele fica desesperado .

    ResponderExcluir
  16. Olá
    Tenho uma gata de aproximadamente 6 meses que desde que chegou em casa e muito apegada a mim. Come molinho de pao comigo na mesa enquanto tomo café. Qdo há adotei, ela tinha 2 meses e adotamos a mãe dela junto. Porém não sabíamos que a mãe estava prenhe. Há 2 meses os novos filhotes nasceram e são lindos, resolvemos ficar com eles tbem. Já que nossa casa e grande. Mas acontece que há um mês meus enteados vieram nos visitar e claro passaram o tempo todo paparicando os bebês. E com visita em casa tive pouco tempo pra ficar com a Ariel. Ele apareceu com uns machucadinhos no pescoço que ela não parou de coçar e agora estão tomando o pescoço todo. Já passei remédio. Mas é só virar as coatas e ela começa a se cocar e lamber. Estou muito assustada. O que posso fazer para ajudá lá?

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Há algum tempo adotei uma gatinha que apareceu aqui em casa, só que ela fica chupando a pata sempre. O que será isso, alguma infecção ou coisa do tipo? Estou querendo levá-la ao veterinário para ele ver o que ela tem.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite!!!
    Acabei d pegar um gatinho q estava na rua, ele é persa mas provavelmente já estava a algum tempo na rua, pois estava muito magro, com os pelos todo sujo e enrolado, já levei ao vet fizemos exames está td bem, porém chegando em Ksa percebi q a ponta do rabo e algumas parte, está todinha preta e sem pelos. O que pode ser? Ele não lambe e nem coça.

    ResponderExcluir
  20. Minha gata, Belinha ela esta lambendo a barriga e retirando o pelo, esta até ferindo. não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite, não sei se podem me ajudar com alguma informação, mas não custa tentar.
    Vou resumir bastante a história que já dura mais de um ano.
    Tivemos animais adotados a vida inteira, cães, gatos e até uma pomba (solta) e um gambá nós já tivemos um dia.
    Um dos meus gatos que tenho hoje apresenta uma espécie de coceira severa em apenas um lado do corpo, na região das costelas, onde ele tem surtos de coceira ou dor, que parece dar agulhadas naquela região e ele morde querendo coçar, sempre com a boca, nunca com a pata. Este problema não tem hora para aparecer. Acontece dele ficar dias são, tranquilinho, sem nenhum problema. Quando de repente ele começa repuxar a pele das costas e começa cocar a mesma região. Agora novamente a doença ficou severa, ele coça e morde a pele à ponto de arrancar os pelos e criar feridas, chegando quase a sangrar na região de tanto que ele morde.
    Eu estou à ponto de chorar de desespero de ver ele se debatendo dessa maneira sem poder fazer quase nada.
    Juntamos eu, minha mãe e minha irmã, e tiramos recurso da poupança e de onde dava pra tratar esse gato. Em pouco mais de um ano, há de se somar mas, acredito eu, que já gastamos mais de 15 mil reais com tratamentos, consultas e exames de todas as naturezas possíveis (era dinheiro de reformar a casa). Já tentamos quase todo tipo de remédio, e eu ando bastante (mas bastante mesmo) revoltado com o médico "mais qualificado" aqui da cidade, o qual sempre levamos novvo gato lá, afinal é "o melhor da cidade", e vai ficar quase 400 reais essa ultima consulta com os retornos e remédios, pra ele receitar os mesmos remédios que já demos antes. Pra uma família com integrantes que ganham pouco mais de um salário comercial, 400 reais é praticamente metade da renda mensal de um desses membros, isso pq tem todas as despesas que uma casa pode gerar também.
    Já faz tempo que não estamos danado conta de pagar tratamentos (caros) em vão.
    Já fez até raio-x da pele da região, ultra som, enfim, tudo do melhor que a região oferece.
    Porém, mesmo assim ele continua doente.
    Me dói imensamente ver o Nicolas (o gatinho) sofrendo assim e piorando, e não poder fazer NADA pra ajudar a não ser passar os remédios indicados.
    Pelo amor de Deus e aos animais, me dá uma ajuda porque a fonte de dinheiro secou, e as esperanças estão indo embora.
    Não estou pedindo dinheiro, mas sim uma solução pro problema do nosso gatinho.
    Não temos condições de levar ele para outras cidades, agora tão pouco dinheiro ou tempo para isso. Se ficar faltando o serviço aí somos demitidos e complica a vida de vez.
    Não temos coragem e nem a intenção de desfazer do nosso amado companheiro, que fica ajudando em presença em tudo que a gente faz, está sempre junto ronronando.

    Suplico: já não sei mais o que fazer... :'(
    Não queremos perder ele nem deixar que ele continue sofrendo assim.

    Ajude... :(

    Ah, uma observação. Até mesmo foi "diagnosticado" problemas renais nele, porém já faz vários meses que tratamos ele exclusivamente com ração para problemas renais e água, e restritamente mais nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também já passe por poucas e boas com meus felinos e uma canina. complicado. o jeito é por o abaju mesmo. e dá remédios florais calmantes. oh, que jeito. também não tenho dinheiro, faço o que posso. minha gata tá na mesma situação, mas não é em uma parte do corpo.

      Excluir
  22. EU NÃO CONSIGO COLOCAR O ABAJUR NO GATO!!!! Qd veio do Vet quase se enforcou 2X. Estragou o 1o é fui colocar outro. Nunca mais consegui. A ferida é perto do anus. Já dei todos remédios q a vet mandou, menos o tópico por q nao consigo por o colar. Começa a cicatrizar e ele lambe e reabre. Eu tô sofrendo e ele tbtb.

    ResponderExcluir
  23. EU NÃO CONSIGO COLOCAR O ABAJUR NO GATO!!!! Qd veio do Vet quase se enforcou 2X. Estragou o 1o é fui colocar outro. Nunca mais consegui. A ferida é perto do anus. Já dei todos remédios q a vet mandou, menos o tópico por q nao consigo por o colar. Começa a cicatrizar e ele lambe e reabre. Eu tô sofrendo e ele tbtb.

    ResponderExcluir
  24. Pegue um cone com espaço para por coleirinha . Pomada nebacetim . Cone sem dó antes q a ferida vire uma bixeira !

    ResponderExcluir
  25. Olá pessoal,

    Tenho uma gatinha de um ano e meio. Há alguns dias atrás reparei que as patinhas dianteiras dela estavam com algo preto, parecia sangue seco. Hoje de noite, fui pegar ela no colo pra dar oi como faço todos os dias e vi que as "feridas" ou algo do tipo estão com sangue. Não faço ideia do que seja... Pensei talvez eu ser necessário um banho no pet, pra ver se melhora... Alguém já viu algo parecido?

    Help aqui!
    Obrigada :)

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde tenho um gato que lambe a pata traseira até fazer ferida mas não teve nenhuma mudança de ambiente e nós passamos muito tempo em casa e tem montes de brinquedos e brinca com eles não percebo, não teve nenhuma mudança e está a fazer isto pode haver outra razão?

    ResponderExcluir
  27. Boa Noite!

    O meu gato lambe-se e depois morde o rabo de uma forma tão impulsiva que por vezes corre(parecendo fugir do rabo)por vezes rodopia no chão mordendo a cauda com miados excessivos e depois tenta atacar. Fica cego e parece que está a tornar-se um comportamento obsessivo e está a deixar o gato agressivo. Mesmo quando tento brincar com ele começa a lamber-se e esperneia as patas e ao mesmo tempo tentando mordendo o rabo. Alguém conhece algum caso parecido? Obrigado

    ResponderExcluir
  28. O meu gatinho Darwin pode estar com essa doença, ele lambe muito a parte de dentro das latinhas dele que já estão todas machucadas, até sai sangue e ele não para de lamber eu não sei mais o que fazer, se alguém conhece algum caso parecido por favor me ajude, obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caso acho q é como o seu. Meu gato começou a lamber as patas somente do lado esquerdo, notei q estão com cor estranha, escamando. Ele as lambe muito e mia pela casa, um miado estranho.
      Se alguém souber o que é fico grata

      Excluir
  29. Meu gato está assim há quase 1 ano, já fui em veterinário e tudo e não deu resultado, não sei mais oque fazer, ele passa o dia sozinho, todos em casa trabalham e estudam, oque posso fazer?

    ResponderExcluir
  30. meu gato tambem esta se ci0cando so a parte de traz esta sem pelo rvarrumei mas um agato nao sei se ele tem ciumes nao sei oque fazer sera que devo por o abajur nele por um tempo

    ResponderExcluir
  31. Minha gata ta se lambendo perto do rabo , ela faz isso muita vezes e quando eu vejo o local ta sem pelo e as vezes ate sangra
    Oq devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a minha já teve isso e hj notei q voltou , eu fiz o seguinte comprei pasta de ughento e comprei uma pomada antibactericida q vende nos pets e comprei uma antibiótico pra ela , tem q colocar uma proteção para a gato não ficar lambendo até que fique bom , eu cheguei a comprar esses q vende em pet mais minha gata ficou desesperada ae me lembrei q meu pai tinha feito pro gato dele com papelão e fiz cortei um pedaço redondo que a gata não consiga lamber e no meio fiz um buraco e coloquei a cabeça dela ali e pronto ela ficou boa... como vi q voltou esse machucado eu fiz já a proteção com papelão e já passei a pomada , ela fica de boa está até deitada , pra fechar mesmo o machucado vc tem q comprar cloreto de magnésio e colocar uma pitada numa quantidade de água tipo de uma colhe de chá , vai arder ela reclamou mais foi batata só assim fechou gastei dinheiro com pomada e antibiótico mais só fechou mesmo com o cloreto de magnésio

      Excluir
  32. Meu gato quando peguei ele pois vivia na rua em Miami onde eu dava comida a todos, ele tinha o corpo com umas rachaduras que sangrava. Levei umas 5 vezes ao ver e ele aplicava injeção de hidrocortizona ate que o problema se normalizou. Ele vivia na rua e eu vim embora para o Brasil e trouxe ele.Estou aqui já a um ano alguns meses notei que ele quando anda batia na parede. Também um grande problema e um pus na orelha. Me parece que não vem do ouvido mais do lado da orelha já que tem elas mechas. Coitadinho, descobri que esta cego e surdo. Mia muito perto da porta e se lambe tanto que esta com feridas nas patinhas e mais. Na cara também. Já gastei muito tanto aqui como em Miami por causa do pus no ouvido. E muito difícil de da remédio para ele.Passo remédio caseiro como po de enxofre (bem pouquinho) se não lendo pode intoxicar. Pomada ipoglos mas nada ajuda.
    Foi depois que ficou cego.Uma ver disse que injeção de hidrocortizona cega.

    ResponderExcluir
  33. Meu gato quando peguei ele pois vivia na rua em Miami onde eu dava comida a todos, ele tinha o corpo com umas rachaduras que sangrava. Levei umas 5 vezes ao ver e ele aplicava injeção de hidrocortizona ate que o problema se normalizou. Ele vivia na rua e eu vim embora para o Brasil e trouxe ele.Estou aqui já a um ano alguns meses notei que ele quando anda batia na parede. Também um grande problema e um pus na orelha. Me parece que não vem do ouvido mais do lado da orelha já que tem elas mechas. Coitadinho, descobri que esta cego e surdo. Mia muito perto da porta e se lambe tanto que esta com feridas nas patinhas e mais. Na cara também. Já gastei muito tanto aqui como em Miami por causa do pus no ouvido. E muito difícil de da remédio para ele.Passo remédio caseiro como po de enxofre (bem pouquinho) se não lendo pode intoxicar. Pomada ipoglos mas nada ajuda.
    Foi depois que ficou cego.Uma ver disse que injeção de hidrocortizona cega.

    ResponderExcluir
  34. Minha gata já apresentou falta de pêlos e um tipo de ferida nas costas e pescoço. Depois de quase um ano ela apresentou algo parecido mas mais leve. A veterinária falou que ela é uma gatinha sensível, ou seja os gatinhos precisam de atenção mesmo sendo tão brava e não aceitando carinho e toque de alguma forma ela quer atenção.

    ResponderExcluir
  35. Tenho um gatinho e ele ta muito estranho, ele nao para de balançar a cabeça, querendo coçar orelha e toda vez que coça ele mia muito, eu ja tentei limpa com cotonete mas ele não deixa e mia muito, e por dentro parece ta molhado, acho que tem pulgas ou algum bichinho dentro da orelha. Não sei mais o q fazer...

    ResponderExcluir
  36. Se não sei mais o que fazer com meu gato ,já sao 3 meses tomando antibiótico e ele não deixa fechar a ferida ,lambe até abrir de novo e pinga sangue ,tô muito triste com isso porque se ele está estressado vai ficar mais ainda com esse colar o tempo todo

    ResponderExcluir
  37. Tenho um filhote, é normal eles se arranharem a ponta de se ferir? Agora q ela começou a usar a unha e arranhar as coisas.

    ResponderExcluir