terça-feira, 2 de abril de 2013

As Pelagens dos Gatos


Oi pessoal.
Tudo bem?
Vcs já se perguntaram quantos tipos de pelagem existem para gatos e o que determina as cores de cada um?!
Então esse post é para vcs!!!

Primeiro precisamos entender o seguinte: assim como machos e fêmeas, os gatos passam adiante os cromossomos X – que em duplas determinam as fêmeas; e os cromossomos Y – que determinam os machos.
Biologia básica: XX é fêmea, XY é macho.

Pois bem, cada gatinho tb possui um par de genes responsáveis pela cor de sua pelagem, um vindo da mamãe e outro do papai.

O que dá origem as belas tricolores são dois cromossomos X (um do pai e um da mãe) sendo um X acompanhado do amarelo, que é uma pelagem dominante geralmente ligada ao cromossomo Y (por isso a maioria dos loirinhos serem machos), e um X acompanhado do branco, que também é dominante.

Por este motivo, inclusive, um gato macho tricolor é raríssimo, menos de 1% dos animais desta pelagem são meninos e, quando são, tratam-se de uma  anomalia cromossômica já que ele vão ter dois cromossomos X – que naturalmente determinariam o sexo feminino – e um cromossomo Y (XXY). Esta anomalia cromossômica que faz com que um macho seja tricolor também faz com que, via de regra, eles sejam estéreis.

Interessante, não?

Quanto a cores:

1 – Sólidos:
São as cores puras, sem nem um risquinho de tigrinho ou um pelinho de outra cor.
As cores puras são preto e vermelho - ou laranjas e amarelos, como costumamos chamar, mas eu particularmente nunca vi um vermelho sem ser tigrinho...
Das diluições destas cores temos outros padrões sólidos: o azul, que é o preto diluído e o creme, que é o vermelho diluído.
Existem variações raras de gatos sólidos, os chocolate (com diluição – Lilás) e os Cinnamon (com diluição Fawn).

Essa é Glorinha - sólida nega de Dê Sanches

Exemplo de um cinnamon fawn

Um lindo exemplo de Chocolate


2 – Escamas:
99% das vezes são Fêmeas.
São gatinhas de pelos pretos e vermelhos por todo o corpo e podem ser a diluição também, escaminhas de azul com creme, etc.
As escamas são bicolores e não tricolores.

A Beyoncé é escama e pelo longo - toda especial e está para adoção do Adote Um Gatinho!


3- Brancos:
Os brancos não se enquadram nos sólidos, por exemplo, já que sua coloração fica apenas na genética e não se traduz na pelagem. O branco é a ausência de cor.
Muitos dos gatinhos que são completamente brancos hoje, trouxeram uma manchinha na cabeça ao nascerem que mostra exteriormente a sua cor genética, mas esta manchinha tende a desaparecer com o tempo. Ou seja, o seu branquelo pode ser um belo de um pretolindo e vc não sabe!
O branco é dominante sobre todas as outras cores, porque pode mascará-las.
É muito comum os gatos totalmente brancos com olhos azuis serem surdos, mas não é regra.

O lindo Galego - resgatado encardido e hoje lindo e adotado pela sua salvadora, a Bel Borem.


4 – Tabby:
são os gatos listrados, rabiscados ou com algum padrão marcado em cores mais escuras. A maioria tem o M na testa e as patinhas e cauda são bem evidentemente listradas e regulares.
Os Tabby podem ser:

Classic – apresentam duas ou três linhas que acompanham a coluna dorsal nas laterais. É o padrão mais comum, embora  sua determinância seja recessiva.

Mackerel – tigrinhos – listras que circundam o corpo todo – marcação dominante.

Spotted Tabby: pequenas manchas redondas ao longo do corpo, tipo as onças pintadas e os gatos da raça bengal.

Ticked Tabby: Gato pontilhado, quando as manchas não são definidas e se misturam ao longo de todo corpo.

Dois lindos - o Provolone, que é tabby e a pequena Joy, que é particolour com tabby, ambos da Susan Yamamoto.


5 – Fumaça:
São aquelas lindezas que são brancas no recheio e coloridas por fora, ou seja, porção interna dos pelos brancas e externa podendo serem pretos, etc.
Neste padrão tem a variação Shaded e não Shaded. E os Shaded podem ter bebês fumaça, mas os fumaça nunca um gatinho Shaded.
Nesta categoria entram tb os Chinchilas, que possuem olhos verdes ou cobre e 80% da pelagem branca, enquanto que os Fumaça ou Shaded possuem de 40% a 60% de branco.

o Nic é smoke, mas mamãe dele depilou ele todo, porque ele tem pelo longo, e só nos restou essa pança desbotada para conferir, né Mari!? Ah! E o rabinho de leão!

exemplo de um Shaded


6 – Golden:
Raros no mundo todo e pouco se sabe sobre eles, mas basicamente onde os amigos Fumaça, Shaded e Chinchilla possuem a pelagem branca, eles possuem dourada ou alaranjada. Os narizes são laranja de contorno preto e os olhos verdes ou cobre.


exemplo de um Golden


7 – Particolour:
Possuem as cores repartidas por pelos brancos, ou seja, são parte coloridos e parte brancos.
Os gatinhos podem ser particolour de preto e branco, de vermelho e branco, de tigre com branco, escamas com branco e suas diluições.
Nesta turma também entram as escamas com branco, que são denominadas Cálico Intensas, podendo ser bem manchadas e mescladas ou com separações de cores bem definidas.

Ou seja, os Particolours são bicolores ou tricolores.

Lucy, a particolour preta e branca linda da Lari 

O Grafite é Particolour de azul com branco e é da Yumi

O lindo Bóris que tem o vermelho quase sólido. Ele é filho da Larauê e da Hellen

outra delícia particolour petibanca da amiga Nana, o Zé. Apaixonei no gorducho!

essa é a Suzy, particolour tricolor da amiga Alê

a linda Dora da amiga Sylvia.

a linda particolour tabby tricolor da Keka, a Patolinha!

Mais uma Deusa Particolour Tricolor, a Tina Turner, da amiga Tha Seppe.

Amor, é uma gatinha Particolour tricolor com o preto e o vermelho diluídos. Linda e elegante!


8 – Colourpoint:
Sempre possuem olhos azuis e a coloração da sua pelagem aparece nas extremidados, ou seja, caudas, patas, orelhas e focinhos.
O restante do corpo é todo clarinho.
Os colourpoints podem vir associados a todas as outras cores e os mais comuns são os Seal Points - com extremidades pretas; Blue Points – extremidades azuis, os Cream Points – extremidades creme e os lindos e mais famosos Red Points – cm as extremidades vermelhas.
Nesta varidade também é possível encontrar as Escamas que são Seal Tortie Points e Blue Tortie Points – com extremidades mescladas de azul ou preto.

A Doris Day que é pura Red Point e que já esteve neste blog neste link aqui, do Tiago.

A linda Boo é um exemplo de pelagem Seal Point

a linda Ariel é um exemplo de Seal Tortie Point


Outras características recessivas e dominantes:

- Recessivas:
Pequenas manchas brancas no peito e queixo
Clareamento do preto (preto>azul)
Clareamento do chocolate
Clareamento do cinnamon
Bobtail (cauda curta)
Cor sólida (sem tigrado)
Pêlos longos

- Dominantes:
Manchas brancas
Polidactilia (dedos à mais)
Ausência de cauda
Grisalho (ausência de cor na raiz do pêlo)

A cor dos olhos está relacionada as cores dos pelos – colourpoints e algumas raças como siameses e ragdolls possuem, via de regra, olhos azuis.
O restante das pelagens de gatos brancos ou manchados de brancos possuem olhos amarelos, cobre, verdes, azuis e até heterocromia – um olho verde ou amarelo e um azul.

a Dori e a sua heterocromia


20 comentários:

  1. Ai, gente, e meu pretolindo que tem bigode branco e uns pelinhos brancos solitários perdidos pelo corpo? Tem padrão pra ele??? Hahahahahaha...
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ariana, eu acredito que o seu grisalinho seja um particolour! <3
      o meu azulzinho tb é assim, tem a manchinha no peito e um sobaco branco. tem um leve tigrado nos rabos e nas perninhas, então é particolour tabby. :-)

      Excluir
  2. Eu preciso de um gato de cada cor para ser feliz!!!rsrs
    Sério, não sei como as pessoas não gostam de escaminhas, frajolas, pretos e tigrados. Eu amo muito essas pelagens!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. May, muito legal seu post! E como existe variedade de pelagem nos gatinhos, não é? Para nossa loucura, pois, como disse a Karina, dá vontade de ter um de cada cor!
    Minha Chloe é tigrada, num tom dourado, só com o focinho branquinho! (own)
    E agora, tenho um novo gatinho que acho que está para um siamês-sialata tabby point! Fofinho!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Gostaria de lembrar aos proprietarios dos gatinhos a responsabilidade de instalar redes de proteção nas janelas de seus apartamentos para evitar acidentes com o querido companheiro.
    O site www.tudocondominio.com.br oferece orçamento em 2 horas de 12 empresas especializadas em redes de proteção em São Paulo e Rio de Janeiro, garantindo assim o melhor preço e qualidade de seriviço.
    obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Eu queria saber quanto pagam por um gato Tricolor (macho) com as seguintes cores: PRETO, BRANCO, AMARELO!!!
    Grato!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post, muito esclarecedor. E seus gatos são lindos. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Não consigo classificar meu gato (Saiyd) .. ele é tabby, mas as listras quase somem no meio do corpo e são bem forte nas extremidades e rosto. Além disso o rajado forte nas extremidades são cinzas escuras e depois, conforme as listras vão adentrando o corpo vão ficando em tons de marrom e bege com fundo creme. E também tem lindos olhos azuis beeem claros, quase transparente na extremidade da iris, que me parece não ser comuns em tabby. Se pudesse colocaria uma foto pra vc ver que lindo ele é. Gostaria de classificá-lo. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  8. O eu queria sabe de uma coisa ,o meu gato e prento msm ,mas ai ele esta ficando com pelos grancos.é pq ele esta ficando velhos ou e a idade msm?e quantos anos ele tem??

    ResponderExcluir
  9. O eu queria sabe de uma coisa ,o meu gato e prento msm ,mas ai ele esta ficando com pelos grancos.é pq ele esta ficando velhos ou e a idade msm?e quantos anos ele tem??

    ResponderExcluir
  10. Tenho pretinhos listrados que você vê somente na luz ou conta luz...srs

    ResponderExcluir
  11. Tenho pretinhos listrados que você vê somente na luz ou conta luz...srs

    ResponderExcluir
  12. Tenho pretinhos listrados que você vê somente na luz ou conta luz...srs

    ResponderExcluir
  13. QUAIS SAO AS CARACTERISTICAS DO GATO TRICOLOR?

    ResponderExcluir
  14. O meu gato é preto, mas é tigrado, só dá para ver em determinadas iluminações, com um tom preto avermelhado e tem um único fio de bigode branco e a raiz dos pelos mais claras, mas a barriga não chega a ficar branca como a do smokey da foto... ele se encaixa em que categoria?

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Qual seria o resultado do cruzamento entre uma persa tabby vermelha e um exótico branco e preto?

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Não consegui classificar minha gata ela tem 6 cores ( Branca,Preta,Cinza,Bege,Marrom e Laranja) e não è tigrada, tem olhos azuis e è peluda

    ResponderExcluir