quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Câncer de pele em gatinhos

Esses dias a minha amiga Flavia me sugeriu que fizesse um post sobre esse assunto.

Eu sempre achei que todo mundo que tem gato de pelagem clara ou branca já soubesse que eles são fortes cadidatos ao câncer de pele, mas ela disse que não sabia (e ela tem uma gata branca) e que muita gente que conhece tb não sabe.

Pois bem, o câncer é uma realidade para cães e gatos tb.

Os animais de pelagem clara possuem a pele sensível e branquinha e, se expostos ao sol indiscriminadamente, podem desenvolver a doença.

A razão para eles serem os mais atingidos por este problema é bastante simples: menos cor, menos proteção na pele.

O ideal é que seu gatinho branco, branco com tigre, amarelinho de nariz rosa, tricolor ou qualquer outra variação clarinha, fique exposto ao sol por um tempo breve e supervisionado - afinal eles precisam de sol todos os dias - mas nunca entre 10hs e 16hs.  Outra opção é aplicar protetor solar nas áreas mais críticas, que são NARIZ, EMBAIXO DOS OLHOS e ORELINHAS, áreas com pouco ou nenhum pêlo.

Nina nariz rosa - requer cuidados com o sol

A causa do câncer é uma mutação nas células. Com a exposição ao sol e seus raios UVA e UVB, as células começam a se transformar e, quanto mais expostos, mais propensos ao desenvolvimento da doença, pois estes efeitos de mutação são cumulativos.

Os sinais do câncer de pele são bem visíveis: feridinhas que não cicatrizam nestas áreas, principalmente.

Se vc notar qualquer pigmentação estranha ou machucadinho (por menor que seja) no seu gatinho, vale uma visita ao veterinário. Uma coisa são arranhões, feridinhas que vc reconhece pelo formato, outra são feridinhas de câncer, ok?

Outra coisa que pode surgir em gatos expostos ao sol são as "sardas". Elas não significam doença, mas de certa forma são um aviso de que aquele animalzinho está se bronzeando demais.

 ruivinho sardento!

No Adote Um Gatinho as meninas indicam uma veterinária especializada em Oncologia, caso vc tenha alguma suspeita. O nome dela é Renata Sobral e ela atende no Provet.

Você também pode ler mais a respeito deste assunto no site dela. É só clicar!

Quanto aos protetores que podem ser utilizados em gatos, existe um protetor de fator 30 da Pet Society e seu valor mínimo é de R$ 30,00.

MUDAAAAANDO DE ASSUNTO....

Hoje ganhei um presente muito especial. O Punk e o Banzé foram imortalizados em pura arte.


A minha amada amiga Gabee Meyer, a mesma que criou o fundo deste blog, fez uma ilustração MARAVILHOSA dos meus amores e eu não vejo a hora de enquadrar e olhar para ela todos os dias numa parede de casa.

To ansiosa para ver o que ela fará com o nenê Juquinha, mas saca só que beleza:

Panqueca e Banzé aos olhos da Gabee


Pra quem quiser babar um pouco mais no trabalho dela, corre nesse site aqui!

Beijos e até breve, pessoal!!!

4 comentários:

  1. A ilustração dos meninos ficou muito legal! Vai dar um belo quadro!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Já vi imagens horríveis desses carcinomas e melanomas em gatos. É preciso muito cuidado com gatos de pele clara.
    O quadro ficou lindo! Uma obra de arte!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o desenho, ficou muito legal. Eu morro de preocupação com o shake, pois ela já tem um monte de pintinhas no nariz e olha que ele pega muito pouco sol.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Um blog bastante interessante com muitas informações importantes sobre gatos. Tenho uma gatinha branca lindinha, já está com 05 meses , meu filho a encontrou na rua . Estava fraca e só dormia quando chegou em nosso lar,tomava leite em uma chuquinha de recém nascido, acredito que tinha no máximo 18 dias que nascera. Nós a amamos no primeiro olhar, ela adora ficar no banheiro quendo estamos tomando banho, ama acordar em nossa cama e fica procurando algo para mamar nos lençois o tempo todo, quando percebe que não encontrará nada , nos ataca com brincadeiras a morder o tempo todo. Adora pegar qualquer inseto que passe por perto, é incrível seu jeito! Corre muito, pula e nos ataca quando menos esperamos no nosso calcanhar , rsrsr Ah! O quadro ficou muito expressivo, lindo! A matéria sobre cancer está muito oa também bjs

    ResponderExcluir