terça-feira, 25 de setembro de 2012

um dia de primeiras vezes

A verdade é que eu estou com as emoções a flor da pele.

Já fiquei nervosa, chorei, rezei, gritei e continuo tensa, pq neste momento meu bebê Juquinha está passando pelo pós-operatório da CASTRAÇÃO dele.

Os gatinhos podem ser castrados a partir de 4 meses, mas não castrei o Juquinha antes por conta de algumas questões com a resistência dele. Uma delas os fungos.

Mas vamos ao que interessa. Um dia de primeiras vezes porque apesar de ter 3, nunca acompanhei a castração de nenhum gato antes. Pela primeira vez estive presente na cirurgia de um macho e de uma fêmea.

O processo começou ontem, tirando água e comida do Juquinha (e por "simpatia" dos outros tb, pq não dá para separá-los). É essa a preparação para a cirurgia - 8hs de jejum absoluto.

Encontramos com a Dra. Bia e ela logo começou os procedimentos. Aplicou uma sedação pra ir acalmando o pequeno e depois seguiu para a depilação das partes íntimas!

Dra. expondo as partes do bebê - ele já estava groguinho

Saquinho já bem exposto

últimos momentos antes da castração

Depois de depilado, a Dra. deixou ele como uma carinha muito engraçada, pois tirou a linguinha de dentro da boca pra garantir que ele conseguisse respirar direitinho e tudo mais.

relaxadão de linguinha de fora

com o terreno preparado para a operação

O próximo passo foi abrir um pequeno corte no centro do saquinho, entre as duas bolinhas e depois ir cortando algumas camadinhas que envolviam o testículo propriamente dito. Ela usou uma pinça pra segurar as veias e a cirurgia é bem limpinha e livre de sangramentos, além de muuuuuito rápida. Acho que não levou nem 10 minutos.



Depois de cortar, puxar, pinçar e dar um nó, a Dra. Bia cortou fora os testículos e o Juju já estava pronto pra começar o pós operatório, que envolvia um pequeno tempo de descanso até ele começar a querer levantar e a se mexer.

esta é uma das bolinhas do meu menino

aqui estão as duas bolinhas que ele tinha 

aqui o saquinho já vazio

descansando e esperando a hora de voltar pra esse mundo

Depois do meu bebê foi a vez da foooofa da Lailinha. O processo é todo igual e abaixo estão as fotos da castração dela. Passo a passo, desde a depilação.

 raspando a barriguinha da pequena

 já dopada e sendo posicionada

uma toelinha

de linguinha pra fora tb

começando a abrir as camadinhas até o útero e ovários

tirando o que precisava ser retirado

Tamanho do cortinho necessário - beeem pequeno

ovários pinçados nas pontas e os dois tubinhos são os locais onde os bebês se desenvolvem - impressionante!

Laila e Juquinha no descanso

O Juquinha não demorou muito para começar a voltar, mas enquanto ele dormia eu experimentava outra primeira vez, a de dar mamadeira para filhoticos recém-nascidos.

Esses bebês estão com menos de 5 dias e foram rejeitados pela mamãe. Estão sendo cuidados pelo AUG na mamadeira e em breve estarão fortinhos, gordinhos e felizes!

Que delícia que é dar mamadeira. Ver essas micro coisinhas agarrando o bico da mamadeira e sugando é SUBLIME...








Voltei para casa com o Juju antes do meio dia e estou sofrendo um pouco neste pós operatório, pq também é a primeira vez que passo por ele. Quem cuidou do Panqueca e do Banzé foi o Gil e todas as vezes em que cheguei em casa à noite depois da castração de algum deles, encontrei gatinhos grogues, mas tranquilos.

Juju ficou com o pescocinho maluco (pra quem assiste Pânico - igual ao pescoço do cara que está imitando o Cauã Reymond - hiláááário) e um pouco ansioso. Ficava dando com a cabeça no portãozinho da caixa de transporte e eu, burrica de primeira viagem que sou, cheguei em casa e achei que deixaria meu bebê feliz se abrisse o transporte e deixasse ele sair andando na sua zona de conforto.

Pois bem, tuuuudo errado. Ele está e estava muito doido. Não deveria tê-lo deixado sair, pq ele se tacou em todos os cantos possíveis, se bateu, se torceu e acabou fugindo de mim como o diabo da cruz. Além do risco de se machucar seriamente, tipo traumatismo craniano, por conta da anestesia, ele ainda bateu o saquinho e sangrou horrores. Única parte péssima disso tudo e 100% culpa minha.

rastros de sangue pelo quarto 

O pós deve ser tranquilo, se a mãe tiver paciência, deixar o gatinho se acalmar, não soltar na hora que voltar pra casa e só. Eu fiz tuuuudo ao contrário e to me sentindo péssima, mas agora ele parece bem. Está escondido embaixo da cama e ainda não quis comer e nem beber, mas não está mais se debatendo por aí.

Vcs sabem o quanto castrar é essencial, né? Se não, dá só uma olhada AQUI.

Além de todos os benefícios que traz pro animal e pro seu dono, é suuuper tranquilo, como vcs puderam ver pelas fotos.

Quem ama, castra mesmo! Não se esqueça que gatinhos não namoram por amor, não procriam porque querem construir uma família e viverem felizes para sempre. É um chamado da natureza, apenas. 

Em tempo, o Adote um Gatinho comemorou esta semana 5 mil gatinhos doados. 5 mil gatinhos que foram resgatados de situações de risco, maus tratos, abandono, fome, frio e outros perrengues e que hoje vivem numa casinha só sua e com tudo o que merecem.

Vale a pena ajudar, né? Ajude sempre!

A gatinha 5 mil é a Babu, ceguinha de um olho, mas linda e doce!



Até mais, pessoal. Estou terminando umas pesquisas a respeito de areia sílica e outras para postar aqui, a pedido da leitora Glenda!

16 comentários:

  1. Mto perfeito May.... A Lailinha ja esta otima, um pouco lerdinha ainda mas ta super bem Graças a Deus!!!!Foi mto boa essa esperiencia de hj, pois deu pra mostrar bem o quanto eh importante e simples castrar os bixinhos..... Parabens mesmo pelo blog... e por tudo que tem feito!!!!

    ResponderExcluir
  2. Desejo uma boa recuperaçào para essas duas lindezas.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Vai dar tudo certo, querida!!

    Os primeiros dias são os mais trabalhosos, mas depois tudo ficará bem. Siga direitinho o que o vet mandar que será mais fácil.
    Beijo grande!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Valéria. Vc tem razão e eu descobri do pior jeito.
      :)
      Obrigada pela torcida tb, mas hj o bebê já está ótimo e ainda alcançou uma façanha inédita: subiu no ponto mais alto da minha casa onde só os grandes chegavam!

      Excluir
  4. Castrar é essencial!! Tb assisti à castração do Zé, fiquei aflita! Mas correu tudo bem!! O pós operatório dos meus dois foi super tranquilo. Em 3 dias não dava nem pra ver o que tinha acontecido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Suzana! Castrar é a coisa mais importante que há! :)
      Acho que hj no final do dia já não vai dar para perceber o que aconteceu, pq ele já parece ótimo e comilão como sempre!

      Excluir
  5. Geeeente, vc assistiu tudo? Coráge!
    Achei interessante ver tudo "de perto"!
    A única que foi preocupante pós castração foi a Patolinha, que ficou hooooras largada e começou a ficar gelada. Entrei em desespero também... coloquei ela dentro da minha blusa pra ficar quentinha.
    Adorei ver os bebes de mamadeira! Fofurinhas micras!
    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. assisti, keka!!! achei emocionante!!
      acho que eu poderia ser auxiliar veterinária pelo menos. ahahahahaha
      tadinha da sua situação com a patolinha. eu diria que foi tão séria quanto a do juju sangrando por aí...

      Excluir
  6. Infelizmente há uns anos eu e minha família não tínhamos consciência da imnportância da castração, então o nosso cachorro que nunca foi castrado (porque a gente achava que só era importante castrar as fêmeas) queria sempre sair pra rua e numa dessas acabou sendo atropelado. Fico feliz que cada vez mais as pessoas estão tomando consciência disso.
    Não sei se teria coragem de assistir a uma castração ou qualquer outro tipo de cirurgia. Fico com muita dó deles grogues da anestesia.
    Espero que o Juca já esteja aprontando muitas, sinal de que está 100% recuperado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. May, por favor me indicar veterinario para castrar o casal de gatinhos que adotei!!! beatrizsb@globo.com
    obrigada e beijos

    ResponderExcluir
  8. Muuuito obrigada pelo post!!!
    Meus bebês vao castrar amanha!!!
    Caiu como uma luva!!!
    Estava em panico sem saber como agir e tals.... primeira vez tbm!!! Mas ajuudou muito mesmo!!!
    ^^

    ResponderExcluir
  9. Excelente post! Muito bom ver o que acontece na mesa de cirurgia. Já castrei 2 fêmeas, foi difícil o pós operatório pois não queriam ficar dentro de casa, queriam pular em tudo, e não pode né? tem que ficar de repouso pra não dar hérnia! Que aliás aconteceu com minha primeira gata castrada... ela foi castrada numa ONG, parece que a cirurgia não foi bem feita. Depois de 10 dias castrada, permanecia um 'ovo' mole no local da operação e tive que levar em um veterinário particular. Ele bateu uma ultra e disse q era uma hérnia e que tinha que operar novamente. Fiquei com o coração apertado pois tinha pouco tempo q saiu de uma cirurgia, tadinha! Mas tudo ocorreu muito bem, graças a Deus! Hoje em dia tenho 2 machos filhotes dela que estão com 8 meses e tô pensando em castrar tb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha gata fez cirurgia tem 10 dias e no terceiro apareceu um 'ovo' e ainda não melhorou, falei com a veterinária da ONG e ela disse que só pode atender ela na próxima semana. Uma veterinária conhecida disse que pode ser um hérnia, mas é preciso verificar. Ela não fica quieta, fica pulando em tudo. Estou com medo que ela morra... tem alguma dica? Não tenho grana para veterinário. Foi caro a outra cirurgia com o veterinário particular?

      Excluir
  10. oi.tudo bem ? eu queria saber quanto tempo após castração o macho tem que usar o colarinho?o veterinário falou uma semana mas me falaram que é muito tempo.obrigada

    ResponderExcluir
  11. Minha gatinha foi castrada ontem e eu to maluquinha pq n sei um lugar seguro para deixar ela sem q ela fique pulando em tudo tenho mt medo dela se machucar

    ResponderExcluir
  12. Minha gatinha foi castrada ontem e eu to maluquinha pq n sei um lugar seguro para deixar ela sem q ela fique pulando em tudo tenho mt medo dela se machucar

    ResponderExcluir