quinta-feira, 8 de março de 2012

Os dentes dos Felinos

Eu descobri recentemente que os dentes dos gatinhos são dignos de atenção especial. Deve-se escovar diariamente. Imagina a treta!? :D

Na realidade os dentes dos bichinhos, tanto cães quanto gatos, são delicados como os nossos.

Um dia no abrigo do AUG conheci a Estomatite (neste link tem imagens feias de gengivinhas podres, já aviso!), uma inflamação na gengiva que deixa a mucosa super vermelha e os dentes da gatinha estavam até esverdeados. A Estomatite é dolorosa e pode impossibilitar a ingestão de alimentos e água por parte do gatinho.

Existem outras coisinhas que podem atacar a boca dos gatinhos e causar problemas que geram infecções sérias e acarretam muitas vezes em extração dos dentes do animal. Imagina seu bichico banguela? Dó...

Fiquei ligadona daí em diante.

Esses dias estava dando aquela geral de mãeparanoia e notei que o Juquinha estava com uma linha vermelha na gengiva sobre os dentes molares. Ele está também com um certo bafinho. 

 juquesa bafesa - fofo anyway!

Como estava faltando a dose de vacina de Raiva nele, aproveitei para chamar uma querida veterinária que eu queria que conhecesse os meus bebês, assim ela já poderia dar a vacinar do Juquinha e olhar a boca dele.

É a Beatriz Mattes, a doutora do abrigo do AUG.

Se tem uma pessoa que já viu de tudo nessa vida é ela, pq além de veterinária de pronto socorro veterinário, ela é especializada em gatos e atendeu diversos casos complexos na ONG.

Ela disse que o Juquinha está com princípio de formação de placa bacteriana. OH NO!!!

Ela indicou um produto bacana que substitui a escovação de dentes diária e pode ser colocado na água deles. O produto é o Aquadent.

é só misturar na água e previne a formação de placa 

Fique feliz em saber que não vou ter que me debater com meus filhotes para escovar dentes. Confesso que nunca fiz isso, mas o Punk e o Banzé estão com os dentes em dia.

Queria então dar essa dica pra vcs. Um produto pra auxiliar nos cuidados dentários e uma veterinária que manja muito de gatos!

Até breve, pessoal.

Fiquem com as fofuras engraçadíssimas da Cats Gif Page!

4 comentários:

  1. ô, que loucura isso de ter que escovar todos os dias, né? vou comprar esse Aquadent aí... boa dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu comecei a dar para os meus meninos ontem. o juquinha bafesa amou a água com aquadent. não sei se tem gosto, mas ele ficou curió e tomou um montão assim que coloquei. a única parte chata é ter que trocar a água todos os dias. vc dilui 5ml em 500ml de água. como para 3 500ml de água é pouco, diluí 7,5ml em 750ml de água. :)

      Excluir
  2. Dei bastante tempo esse aquadent pra kikinha, mas o caso dela era o ó do borogodó e não deu jeito não! Hoje ela é uma cabritinha lindinha e banguelinha! Delííííícia de gatinha! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahaha...olha aí, mari! kikinha sempre lançando tendências :)
      adorei o cabritinha banguela! manda foto delas? e a meg? beijoca

      Excluir