sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

cuidando bem do seu gatinho - dicas de produtos

Já que vira e mexe alguém pede dica de ração, vermífugo e outros produtinhos que eu uso com os meus gordinhos, aqui vai uma lista das coisas que eu já usei e recomendo:

Ração em casa só Royal Canin.

Quando peguei o punk eu comprei Cat Show e uma amiga sábia e mãe de gato há mto mais tempo me disse: quem gasta em ração economiza em veterinário.

Neste caso conselho dado é conselho seguido.

De bebê é a babycat mesmo e depois a Kitten 34.

 babycat é para filhotes de até 4 meses

a kitten é de 4 meses a 1 ano

Depois que o Punk fez um ano comecei a dar a Beauty & Fit, mas o Banzé, que já chegou com 1 ano,  é gigantão e comilão demais e daí troquei para a FIT 32, porque assim como os humanos, os gatos não devem ficar obesos. Prejudica a saúde.

 a antiga ração deles

a atual

Pra agradar compro sempre os biscoitinhos da Whiskas. Eles amam todos, mas ficam realmente doidos com o de Frango com Queijo, que é mtoooo cheiroso!


Estes biscoitinhos já foram utilizados para educar o Punk quando pequeno. 

Quando ele fazia alguma coisa que eu queria que ele fizesse, para reforçar, além do carinho e da atenção, eu dava uns biscoitinhos. A famosa RECOMPENSA!

Isso funcionou para que ele permitisse que eu fizesse carinho nele, por exemplo (ele era atentado quando pequeno, por isso um dos apelidos dele dado por um amigo meu é satanás. Ele já foi satã em forma de gatinho, mas hoje é um anjo e muito por responsabilidade do Banzé).

Dou também sachês de vez em quando e uma latinha de atum em água quando é uma ocasião especial, tipo aniversário ou quando estão meio caidinhos (de vez em quando eles ficam mais molengas e mais dorminhocos, né?). Não recomendo dar a lata inteira. Divido uma em 3 e boa!

Falando sobre areias, já usei a pipicat, mas não gostava da aparência, pq os torrões de xixi não eram muito duros e desfaziam, deixando uma areia úmida e fedida na caixa.

Depois troquei para a sílica da Chalesco em grãos, mas quando peguei o Banzé, a areia que antes durava até 30 dias só para o Punk passou a ter que ser trocada toda semana. Não achei bom negócio gastar por volta de R$ 80,00 ao mês em areia, além de ser um saco jogar tudo fora, lavar a bandeja e colocar a nova.

ótima opção de areia - sílica

De qualquer forma, a sílica é uma ótima opção, pois além de não precisar tirar o xixi (ela vai ficando amarela mesmo), ela resseca o cocô de um jeito que parece uva passa na caixa (e fica sem cheiro nenhum).

Uma amiga me deu a dica da Cats Best Oko Plus, que, além de ser orgânica e biodegradável, rende pra burro. Um saco de 4,5kg dura mais de um mês e posso jogar os torrões de xixi e o cocô todinho na privada. Os torrões de xixi, aliás, são mega durinhos. A areia fica mais limpinha.  Adoro!

a melhor areia que há, na minha opinão!

Quando o assunto é vermífugo, eu prefiro dar comprimido mesmo, que tem a absorção completa, enquanto aqueles de aplicar na nuca podem não ser tão eficazes caso o bicho esteja com Dipylidium, por exemplo. O Dipylidium, aliás, é um verme bastante comum que pode aparecer em gatinhos que tiveram pulga. Eles podem engolir uma pulga ao se banhar e contrair o verme que, quando em grande quantidade no animal, é expelido pelo bumbum e parece um grão de arroz que se mexe! É lindo de ser ver (eca)!

Eu uso o Helfine,  mas já usei tb o Profender.

vermífugo em comprimido - enfia fundo na garganta e espera ele engolir, se não o gato espuma

aplica na nuca - super fácil

Para pulgas eu aplico o Frontline Topspot mesmo. Ou o spray se tiver em casa, mas tb já usei o Revolution e o Advocate, mas só por indicação da vet porque estes dois últimos agem em outros seres que se alojam nos corpos dos gatinhos, como sarninhas de ouvido.



Pra limpar os ouvidinhos vc pode usar o Epiotic ou algum similar e até o bom e velho soro fisiológico. 

Eu uso o soro, porque prefiro coisas menos “químicas”. Mas o produto é altamente recomendado (e caro).

Pra cortar as unhas existem cortadores especiais, mas como os meus são suuuper bonzinhos (exceto o Banzé, que dá um pouco mais de trabalho pra cortar as unhas), eu uso o cortador de unhas grande de gente mesmo.

 
cortador de unhas especial para cães e gatos

cortador de gente

Então é isso, pessoal. Espero ter dado boas dicas!

Bom final de semana e não deixem de comparecer na passeata de domingo!

4 comentários:

  1. Mayy...sua fofa..isso é utilidade pública...rs

    Tbm uso ração da Royal, mas em casa, todo mundo come a Babycat da Lira e ela come a Fit 32 dos grandes...rs...qdo vejo, redireciono para o prato certo!! E dou sachê toda semana...duas vezes (hihihi)...mas divido 3 sachês para 5 gatos, assim eles não comem demais...e a Sofia, que é a mais gordinha, não gosta mto, então td bem!! Como petisco, dou Kelcat (é um saquinho rosa), eles amam o de peixe e fígado (eca!)

    Areia eu uso a pipicat mesmo, com 5, é o que dá pra pagar, mas eu tiro os torrões de xixi inteiros, com uma pá sem furinhos e não fica cheiro!

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Muito informativo e muito bem ilustrado! Vai ajudar muitos gateiros de primeira viagem por ai. E segunda, e terceira tbm!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o seu blog! Parabéns!!!

    Gostaria de pedir-lhe algumas dicas: depois que descobri a sílica, fiquei muito feliz, mas tenho 2 gatinhos, e realmente está ficando muito dispendioso, você sabe se teria algum outro produto que poderíamos acrescentar à sílica para que ela rendesse um pouco mais do que uma semana? A questão é que moro em apartamento e não fica quase ninguem em casa e a sílica facilita nossa vida d+ por de nao ter que trocar a areia toda hora, e quando eu usava a areia, a casa ficava muito suja, tinha que limpar o chão constantemente e mesmo assim os móveis pegavam muita poeira da areia. Não sei o que fazer, pois realmente tenho gasto em média R$80,00 com sílica. Gostaria de receber sugestões.

    Outro problema que estou tendo é que meus dois gatinhos (são machos - não castrados que adotei) estão arranhando meu sofá, se você souber de uma solução você também me conta?

    Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Glenda, tudo bem?
      Obrigada pela visita e comentário. Estou recolhendo informações e dicas a respeito de areia e em breve faço um post só sobre isso, ta?
      :)
      De qq forma já te adianto que com a sílica não tem truque para render, infelizmente. Só com as areias normais, que vc pode misturar farinha pra ajudar a endurecer os torrões de xixi e aumentar o volume na caixinha (e consequentemente a economia), mas existem alternativas baratas, que ajudam no odor, diminuem a sujeira e ainda podem ser jogadas na privada!
      Aguarde informações!
      bjs

      Excluir