quarta-feira, 2 de maio de 2012

Situações de Emergência e os Gatos

Existem situações que nem nos nossos piores pesadelos podemos imaginar. Passei por uma delas com meus filhotes na última segunda-feira, dia 30 de abril.

Era por volta de 23h da noite quando o susto aconteceu. Susto é pouco, eu diria PÂNICO.

Estava em casa com meu namorado, meus 3 bebês e mais um casal de amigos. O Panqueca estava deitadão no meu colo. Aqueles momentos raros de prazer infinito quando vc descobre que seu gato te ama mais no frio. Do nada o chão do meu apartamento começou a tremer fortemente e um barulho muito alto de desmoronamento pairava no ar.

Foram cerca de 8 segundos de terremoto*. Passada a tremedeira do chão começou a nossa mobilização. Vizinhos corriam com seus cachorros e gatinhos pelos corredores e então fomos atrás de capturar meus 3 bebês para colocar no transporte e fugir de casa. Quem poderia imaginar que um dia teria que largar sua casa tal e qual está e fugir dela com a roupa do corpo? No caso o modelo era pijama. Deprê total.

As minhas duas caixas de transporte ficam em cima do meu guarda roupa e, por falta de espaço, eu guardo sacos de areia de 4,5kg dentro delas. GRANDE ERRO.

Conseguimos pegar uma das caixas e por sorte o Banzé dormia como quem não quer nada na minha cama. O meu amigo tinha o Panqueca no colo e ele se debatia de medo. Percebeu a extremidade e gravidade da situação pela nossa reação.

O Gil conseguiu pegar o Banzé e colocar no transporte. Soquei o Juquinha com ele enquanto meus amigos se debatiam com a areia entalada dentro do transporte. Não havia mto tempo, então eles sairam correndo com o transporte nas mãos e o Gil me entregou a caixa com o Banzé e Juquinha. Corri para deixá-los já na porta, mas o transporte não estava fechado e eles lutando para sairem de dentro.

Enquanto eu tentava fechar a porta, o Gil levantou a cama, pois o Panqueca, por medo, se escondeu no forro.

Me arrastei no chão e rasguei um pouco mais do forro, o Panqueca fugiu para o outro lado e então consegui agarrá-lo.

O transporte reservado para ele já tinha descido com meus amigos, então o Gil pegou a caixa com o Banzé e com o Juquinha, eu segurei o Punk no colo e descemos 5 andares em meio ao caos de de cachorros assustados soltos nos andares, gritaria e poeira.

Por sorte o Panqueca odeia colo, mas quando está em locais desconhecidos gruda em mim com a certeza de que meu colo é o local mais seguro que tem. Ele sabe.

Desci as escadas apertando ele com força, com medo que ele se assustasse e tentasse fugir de mim. Foram 15 segundos de puro pavor e enquanto descia presenciei um homem correndo atrás do seu gato no corredor do prédio. Ele provavelmente não tem caixa de transporte. Não sei o que se passou, se ele conseguiu agarrar o gato, mas rezo pra quem sim.

Quando chegamos ao térreo meus amigos ainda lutavam com a areia entalada. Conseguiram tirar e eu tentei colocar o Punk dentro. Ele estava com tanto medo que se agarrou em mim como uma criancinha se agarra em sua mãe. É a mesma situação, afinal.

Entramos no carro e ele foi em choque no meu colo. Banzé e Juquinha estavam amuados dentro da caixa.

Fomos para a casa da minha amiga e ela tem duas gatas que são pouco amigáveis. Instalamos meus bebês no banheiro da casa e ficamos por lá naquela noite.

O Gil e o Fábio, nosso amigo, foram  pra Pet Center na Marginal Tietê que é 24hs e compraram ração, bandeja de areia, sachês e o que mais eles precisam para sobreviverem fora de casa.

Os três ficaram extremamente estressados e eu em pânico, pensando em gripe, PIF e outras consequências daquela situação. Realmente no fim do dia nada importa. Estavamos os 5 seguros em outro local, mas não consegui acalmar meu coração sabendo que o Banzé não estava comendo e estava ameaçando vomitar de tanto pavor. Juquinha nenê ficou bem. Comeu sachê por 3 e brincou com bolinhas de papel higiênico.

Eram 6h da manhã e os três investindo fortemente numa fuga do banheiro. Arrancaram lascas e mais lascas de porta. Finalmente decidimos soltar todos e então o Punk ficou feliz. Ele é mto sociável e não estranha nenhum gato fora da casa dele. O Juquinha grudou no banheiro e de lá não saiu e o Banzé, quando resolveu sair todo arrepiado, começou a descer a mão até no Punk. Ele foi quem mais sofreu.

Por volta das 9h da manhã voltamos para casa e eu pude ver a vida voltar pros olhos dos 3. O Banzé parou em frente ao local onde ficam os comedouros e aguardou. Coloquei comida e ele comeu feliz e aliviado. Bebeu bastante água e passaram o restante do dia descansado relaxadamente do stress que sofreram.

Eu até agora fico olhando para eles e rezando para que não fiquem doentes. Até adiei a castração do Juju por conta da queda de resistência que eles devem ter tido.

A lição mais importante que tive disso tudo é: fugir de casa com os gatos deve ser mais fácil. As caixas precisam estar acessíveis e desimpedidas e o processo todo precisa levar menos tempo.

Estou em casa com medo de deixá-los sozinhos e algo acontecer e eu não estar aqui para socorrê-los (ou morrer com eles). Percebi que não existe risco na vida que nos impeça de carregarmos eles para onde quer que seja, então pelo nosso bem fico revivendo uma rota e um itinerário de fuga. Pegar os dois mais fáceis, colocar numa caixa e depois o mais bravinho. Ou vice versa. Enfim. Mto medo.

Pessoas, fiquem atentas. Visualizem se a fuga no caso de vcs é possível e como. Existem outras situações, como incêndio, que podem acontecer com todos nós e então aqueles que amam de verdade seus filhotes perceberão que não existe abandoná-los e salve-se quem puder. Existe apenas salvá-los primeiro e depois a si mesmo.

Desejo que nada disso aconteça com mais ninguém. Estamos todos em casa e eles nem desconfiam do meu medo de ficar por aqui, mas por enquanto é o melhor que posso fazer por eles. Acho que não suportariam um stress como estes novamente.


ps* o terremoto a que me refiro foi causado pelo desabamento de 5 andares de um prédio que fazia parte do complexo do hotel Ca'd'Oro, o qual vejo do corredor do meu prédio.

6 comentários:

  1. Meme, importantíssimo isso que você relatou aí... meu, que pânico!!! Imagino o seu desespero. Que nada mais aconteça e todo mundo fique em paz. Qualquer coisa, mi casa, su casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é. achei importante alertar as pessoas sobre essa necessidade de rotas e caixinha de transporte desimpedidas.
      obrigada, kekita! pode ter certeza que qualquer coisa a gente foge praí! :) amo

      Excluir
  2. May, que situação amiga...Sabe que eu sempre fico pensando em planos B, C e D para escapadas com os gatos, mas nunca tinha pensado em todos estes detalhes. Sim, as caixinhas de transporte ficam com coisas dentro (no caso, apenas brinquedinhos pequenos), sim, o Dave se enfia no forro furado da cama em situações de pânico e é difícil tirá-lo de lá e, não, não tenho caixas para os três. Minha casa tb ta aberta se vc precisar (ps.: não encontrei a matéria na folha que vc mencionou). bjus, fica com Deus

    ResponderExcluir
  3. Meninas, engraçado que não faz muito tempo eu andei pensando em como seria uma fuga às pressas com meus 3 filhos enormes (Kiki, Clark e Pocky) e mais os 3 quase adolescentes (Lory, Teddy e Tábata). Tenho 2 caixas, 1 da Kiki e outra do Clark. Depois que adotei o Pocky não comprei outra porque não me pareceu necessário, nunca precisei sair com os 3 ao mesmo tempo. Acho que é isso que vcs tb sempre pensaram, né? E no meu carro sempre tem 1 caixa velhinha de quando a Kiki era bebê, no porta-malas. Vou começar a deixar aqui em cima, moro no 15º andar! Já me imaginei descendo com todos eles por estas escadas, mas agora lendo o relato da May, estou achando quase impossível conseguir carregar os 6 sozinha...Pensando bem, aí está mais uma para pensar: uma pessoa que mora sozinha não pode ter mais gatos do que suas mãos podem segurar. Isso pode acontecer com qualquer um de nós! Fique bem May e se precisar peça ajuda por favor, tá? beijos

    ResponderExcluir
  4. Maymay que horror! fiquei tensa aqui,com a bunda grudada na cadeira,só de ler esse post. falta de ar. Ainda bem que deu tudo certo e seus gatinhos estão beeeem! <3 ah,seria tão gracinha se os seus gatos ficassem amiguinhos das gatinhas da denise,ja pensou que fofura todos ele brincando?
    ja passei um caso desse de tremor,um terremotinho!
    eu estava no computador e tal...jogando e ouvindo musica super alta! e ai foi engraçado que o monitor balançou pra caramba,as coisas que estavam penduradas na minha prateleira balançaram,mó doidera.aí pensei: nossa,ta me dando tontura esse joguinho. HAHAHAHA...ai quando eu vi minha mãe tinha me ligado umas 30 vezes,eu olhei pela janela o predio todo tinha evacuado e eu lá,no computador.hahaha..no fim não aconteceu nada,ainda bem! (:

    ResponderExcluir
  5. Nossa, May. Que susto, hein??? Peço licença sua compartilhar, pois como você, eu jamais sairia antes deles. Todos estamos sujeitos a isso, e nem imagino deixar um deles para trás. É muito importante mesmo ter tudo à mão, rota de fuga, e principalmente as caixas de transporte. Graças a Deus não aconteceu nada sério com vocês e seus bebês. Tudo de bom.

    ResponderExcluir