sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Vamos filosofar?

Gente, essa semana, conversando com uma amiga querida, ela me indicou uma leitura: O Evangelho dos Animais.



Sou uma pessoa de linha espiritualista. Acho que não posso me denominar Espírita, porque ainda falta mto em termos de conhecimento e evolução, mas aquilo que acredito e aquilo que me completa é explicado nas linhas desta codificação, tão linda, tão profunda, tão coerente, tão completa e tão livre -  já que nos mostra que somos os responsáveis por absolutamente tudo aquilo que temos e cultivamos, nesta ou em existências anteriores.

Pois bem, apesar de ter me encontrado nas linhas de Kardec, uma coisa não me preenchia e nem me fornecia conforto e clareza suficiente: a explicação dada na codificação para os animais, suas almas, sua existência e seus “karmas” (capítulo “Os 3 Reinos” do Livro dos Espíritos).

Por mais que todo o resto faça todo o sentido do mundo, esta parte me deixava confusa e com um buraco no peito, pois dentro de mim a verdade sempre pareceu outra.

Não pode ser que a explicação dada no livro dos Espíritos seja aquela devo acatar! Pela observação e exercício diário de amor e conexão com os animais, a questão não me parece ser tão simplista assim...

Sempre me pareceu que sim, os animais são seres inteligentes e individuais e sim, deve haver alguma explicação razoável para o porquê eles sofrem tanto nas nossas mãos, os seres (des) humanos.

Eu não posso simplesmente me conformar e confortar com o fato de que eles são veículos apenas, tanto para nossa melhoria e evolução, quanto para nossa piora e aquisição de contas a pagar...

Não pode ser que Deus, em toda a sua perfeição (pra mim mais óbvia ainda através da observação da sua criação mais pura e mais rica – a natureza), tenha criado seres tão lindos, tão maravilhosos, para servirem apenas aos nossos propósitos menos nobres – transporte, alimentação, vestimenta, segurança e por aí vai...

Pra mim a questão deve ser mto mais profunda e ainda não tivemos notícias claras do plano espiritual a respeito, mas eu aposto que o que nos separa deles, além da espécie, é uma barreira de linguagem principalmente. Não nos comunicamos sob os mesmos símbolos, então não nos entendemos plenamente, mas ler amor, ler compaixão, ler medo, ler devoção, isso nós sabemos (ou deveríamos) e fica claro na nossa convivência com eles.

Meus meninos são mto especiais. Cada um deles a sua maneira, respondendo a estímulos mto interessantes e de maneira mto peculiar. O Banzé e Coicoi com o trauma das ruas ainda não superado e manifestado claramente ao ouvirem o toque do interfone, um estrondo na janela, uma pessoa nova em casa; o Panqueca com a soberania do primeiro, do primogênito, do sábio...
Coicoi berrando e gritando para tudo, com entonações diferentes pra cada situação. O miado de felicidade, o miado de chamar atenção, o miado da insatisfação, o miado de brabeza, o miado da impaciência...
Panqueca sabe abrir porta, Coicoi sabe roubar comida, Banzé sabe correr nas paredes...enfim, coisas que podem nos parecer bobas ou até mesmo corriqueiras, mas que se vc para, observa e pensa direito, a pergunta é: Como assim!?

Tá, a inteligência é obviamente menos desenvolvida, a moral tb, afinal a gente vai pro quarto pra namorar, a gente não faz xixi em público (ou não deveria novamente! Rsrs), não toma banho na frente de uma galera, não namora com pai e mãe (ou não deveria mais uma vez), mas tirando isso, parece que somos mesmo todos bem similares.

E aí? O que vcs acham?

De qualquer forma, acabei de começar a ler este livro. Devo avisar que estou no capítulo 4 e chorei em absolutamente todos os capítulos até agora, mas estou tão feliz com este presente da minha amiga Marcela.

Sempre quis ler este livro, mas achava mto caro (hihihi), então fui deixando, deixando, mas o inconformismo não para de crescer e finalmente agora sinto que vou poder encontrar alguma paz nisso tudo. Estou animada mesmo!!!
Só posso agradecer a Má por estar me ajudando nisso. Mto mesmo!

A quem possa se interessar, fica a dica da leitura!

A quem queira pensar, fica a minha reflexão.

uma passagem que eles mencionam do livro dos Espíritos que me deixou mto feliz diz:
 
“Seja como for, há um fato incontestável – pois resulta da observação - ...que a inteligência e o pensamento são faculdades próprias de certas espécies orgânicas” 

Ou seja, espécies orgânicas que pensam e possuem inteligência são o homem e quem mais poderia ser?

Beijos e ótimo final de semana.

"ei, e aí, seu Kardecão!? ta tirando a gente?! somos os Timininus e somos mtooooooo inteligentes e únicos!!!"




5 comentários:

  1. Olá!

    Eu acho que os espíritos do animais são muito mais evoluídos do que o nosso! Afinal, eles não fazem nenhuma maldade durante a vida, talvez pela falta da tal "inteligência", pelo contrário sofrem a vida toda com a maldade do ser humano!!

    Adorei o post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário! é uma boa linha de raciocínio! :)

      Excluir
  2. Bom, vamos ao meu posicionamento:
    Sou espírita, e não acho que os animais sejam mais evoluídos que a gente, afinal, temos uma inteligência superior a da deles, por isso somos maus, porque já sabemos diferenciar e raciocinar as coisas.
    Também não acho que os animais são só um princípio de inteligência, pois quem convive com eles sabe que são super espertos e têm seus próprios gostos e personalidades.
    Eles são nossos irmãos menores, porque são filhos de Deus que ainda estão em evolução, e chegarão um dia no estágio onde estamos, sendo humanos também. Por isso cabe a nós ajudá-los e não maltratá-los.
    Também acho o gato um animal que está até mais evoluído que o cachorro. Uma pesquisa recente apontou que gatos têm 90% de DNA humano. O gato é mais perspicaz, ele consegue ter uma comunicação muito especial com o humano, é fácil de entender o que querem "nos dizer".
    Mesmo sendo espírita, não concordo com a parte do Evangelho segundo o Espiritismo que cita que não é certo quem desperdiça tempo amando objetos e animais. Objetos sim, concordo, mas por que não pode amar os animais? Se eles são meus irmãos, tenho que amá-los sim!
    O trecho que fala isso é esse: "porque existem, entre vós, indivíduos que dispensam tesouros de amor, que lhes transbordam do coração, aos animais, às plantas, e até mesmo aos objetos materiais."
    Bom, já filosofei demais rsrsrsrs
    Adorei seu post.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Também acho que os animais são mais evoluídos que nos seres humanos .
    Nos olhinhos deles podemos sentir todo amor , e a todo momento me pergunto como Deus teve a idéia de criar esses animais com todo amor pra nos dar e ensinar. Todos animais são especiais , mas o gato é fora de série . Ah 1 ano adotei uma gatinha ,hoje vejo que eu que fui escolhida ou melhor adotada, minha Violeta tem sido minha razão de viver, um pedação do meu coração . Realmente eles vieram para nos ensinar , principalmente amar o próximo sem preconceitos

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Eu sou católica, mas tb tenho uma incompreensão com a doutrina que sigo quando o assunto são os animais. Como assim não têm alma?? Minha eternidade nunca será completa sem meu cachorro que já se foi, ou num futuro beeeem distante (assim espero e torço) sem meu Chico e minha Alice. Acho que a gente nunca vai entender essa realidade espiritual. Mas queria dividir duas coisas: primeiro, o respeito com que Francisco de Assis tratou as criaturas, chamando cada animal ou elemento da natureza de irmãos! Ai, é tão especial isso! Segundo, tenho uma amiga que nunca se importou muito com bicho, até encontrar uma cachorrinha bem pequenininha e não ter escolha senão levá-la pra casa. Hj ela diz que a cachorrinha a faz mais humana!
    Me estendi um pouquinho, mas é minha contribuição filosófica! Rs!
    Bjos!

    ResponderExcluir