terça-feira, 24 de janeiro de 2012

gatos ferais, suas necessidades e a nossa parte


Em todos os lugares existem gatinhos e cachorrinhos abandonados e que dependem da boa vontade de pessoas de bem para sobreviver da maneira mais digna possível.

Muitos deles nascem nas ruas e acabam por tornarem-se ferais. Os ferais são aqueles que privados do contato humano amoroso acabam por ficarem arredios, pouco sociáveis e apaixonados pela liberdade.
Tirando estas características, eles não diferem em nada dos nossos gatinhos domésticos.

O resgate nem sempre é a melhor opção para estes animais. A melhor opção é o NÃO ABANDONO E A CASTRAÇÃO. A FAMOSA POSSE RESPONSÁVEL, mas uma vez abandonados e tendo nascido nas ruas, muitos só querem mesmo seu espaço, comida e água.

Existem grupos organizados para cuidar destes animais em diversos locais. Em São Paulo um belo projeto é o Bicho no Parque. Vale a pena conhecer e digo mais: para quem ama frequentar parques, fazer caminhadas e cuidar de gatos, dá para entrar neste projeto como voluntária, se exercitar e ainda fazer a sua parte neste mundo. Uma mistura bacana de exercício físico e de cidadania.

Numa praça de um metrô de São Paulo um grupo de mulheres tb se organizou para cuidar dos vários gatinhos ali abandonados. Existe um rodízio de dias para cada uma alimentar estes animais e, as maiores responsáveis por este trabalho ainda cuidam de bem perto dos gatinhos, que frequentam veterinários para vacinação e ao menor sinal de doença (veja aqui um post sobre uma destas gatinhas que ficou doente estes tempos).

 baguira, gata do metrô, em visita ao veterinário em novembro passado.

Ou seja, eles vivem na praça, mas comem, recebem visitas diárias, são levados ao veterinário, vacinados e castrados, além de muito amados. Alguns são ferais e alguns são uns atirados! :)

Esses dias tomei conhecimento de um trabalho similar num cemitério de Santos. O projeto chama-se Cats Of Necropolis e o objetivo é a castração destes animais que frequentemente são abandonados por ali. São mais de 70 gatos em situação de desespero, pois além da castração, eles tb precisam dos cuidados e de alimentos.

Com essa época de chuvas muitos não estão conseguindo se alimentar devidamente e as pessoas que colocam comida em pontos estratégicos do cemitério tb não estão dando conta, pois estão perdendo milhares de pratinhos para o mau tempo.

Este mês, especialmente, o Cats Of Necropolis está precisando de doação de ração.

Se vc puder ajudar com doação de ração, dinheiro ou o que mais os gatinhos possam precisar, entre em contato com a Patrícia, pessoa responsável por este lindo trabalho: catsnecropolis@gmail.com

Se vc quiser ajudar o Bicho No Parque clique aqui e descubra como!

Se quiser adotar um dos lindíssimos gatinhos do Metrô - fotos abaixo ( O Banzé veio de lá!), clique aqui.

No momento, além dos adultinhos de praxe,  tem uma mini mamãe preta e branca com 4 bebêzinhos que ela fica escondendo. Assim que tivermos notícias eles tb estarão para adoção! Vou tentar tirar foto dessa turma linda.

Bjs e até mais!

Maninho - lindo, enorme e um pouco tímido!

essa é a Pitica, além de linda ela adooooora um carinho.

essa é a Quimbinha, uma senhora angorá feral, mas que deixaria qualquer casa mais bonita e charmosa!

 essa é a Tibor. coisa cinza, fofa e que vira e mexe para de linguinha pra fora, mas tb um pouco assustadinha!

4 comentários:

  1. Ótimo post, adorei! Nem sempre, para ajudar, a gente precisa levar pra casa (eu também preciso aprender isso, embora queria todos protegidos dentro de suas casas!). Ajudar animais abandonados pode ser mais fácil do que parece! :)

    ResponderExcluir
  2. ué... meu post não apareceu... vou tentar de novo.
    Tem gatos, que nem os da praça, que são difíceis de serem adotados pois são adultos e arisquinhos. Levar para abrigo? Jamais!!! É pior que a morte para os gatos. Na praça procuramos proporcionar uma vida feliz para eles, na medida do possível.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse post! Perfeito para informar as pessoas que, por não poderem contribuir com dinheiro nem poderem adotar um gatinho, talvez pensem que não podem fazer nada para ajudar! Existem mil maneiras de ajudar a causa, que se adaptam a qualquer rotina - e bolso!

    ResponderExcluir
  4. Qualquer pessoa que ama os animais podem participar da alimentação dos bichinhos que estão nas ruas. Às vezes, um potinho cheio de água limpa significa muito para eles.

    ResponderExcluir